Início / Agenda / Lesados pelos javalis vão ao Ministério da Agricultura. Querem indemnizações

Lesados pelos javalis vão ao Ministério da Agricultura. Querem indemnizações

Os agricultores continuam a dizer que os prejuízos provocados pela população descontrolada de javalis são elevados.

Por isso, delegações de agricultores, da Região Centro, lesados pelos javalis e por outros animais selvagens, vão concentrar-se no dia 31 de Julho, a partir das 15 horas, em frente ao Ministério da Agricultura, na Praça do Comércio, em Lisboa.

Segundo um comunicado conjunto da CNA — Confederação Nacional de Agricultura, da UADL — União dos Agricultores do Distrito de Leiria, da Balagri — Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu e Adaco — Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra, o objectivo é “voltar a chamar a atenção do Ministério da Agricultura e do Governo para o grave problema dos prejuízos causados à lavoura – à agricultura familiar – em vastas regiões do País, e no Centro em especial”.

Pedido de indemnizações

“Tendo sobretudo em conta que, dada a situação descontrolada em que se encontram as populações desses animais selvagens e o elevado montante dos prejuízos, ao Ministério da Agricultura e ao Governo em especial compete acudir à situação dos muitos agricultores lesados, a CNA e três das suas filiadas, com os agricultores, vão voltar a reclamar a atribuição de indemnizações aos lesados, pelos prejuízos, e o controlo das populações desses animais”, salienta o comunicado.

Para a direcção da CNA, os agricultores, nomeadamente os da agricultura familiar, não podem “ser obrigados” a “alimentar os animais selvagens à custa das produções agrícolas e até florestais. Os prejuízos elevados que se verificam – até agora sem indemnizações – levam mesmo a que muitos e muitos dos agricultores lesados tenham que abandonar a produção”.

Depois da DRAP Centro

Recorde-se que as organizações promotoras desta concentração fizeram entrega a 17 de Abril, ao Director-Regional da DRAP Centro, de um documento dirigido ao ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, sobre a situação e com as reclamações dos agricultores lesados, “documento esse que, até hoje, não recebeu resposta do Ministério da Agricultura”, garante a CNA.

Ver também:

ICNF alarga período de licenciamento de caça ao javali até 30 de Setembro

Agricultores lesados pelos Javalis recebidos na Assembleia da República

CNA quer indemnizações aos “lesados pelos javalis” e dá prazo de um mês ao Ministério da Agricultura

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.