Início / Agricultura / Laboratório de Vinhos do CCV da Floresta ganha 43 novos clientes

Laboratório de Vinhos do CCV da Floresta ganha 43 novos clientes

A procura de serviços do Laboratório de Vinhos do Centro Ciência Viva da Floresta (CCV da Floresta), de Proença-a-Nova, não se ressentiu da escassa precipitação que se fez sentir entre o Inverno de 2021 e Verão de 2022.

Catarina Antunes, responsável pelo laboratório, afirma que, apesar da escassa precipitação ao longo do ano, “o CCV Floresta não sentiu quebra na procura de produção, o que não significa que o vinho seja de melhor ou pior qualidade”. A responsável informa ainda que “durante esta época, de 1 de Agosto até ao dia 10 de Outubro de 2022 foram efectuadas análises a 1.295 amostras e registaram-se 43 novos clientes”, números que confirmam a tendência de crescimento positivo.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia de Proença-a-Nova, Catarina Antunes refere que não só não existe uma quebra como até se conseguiram superar os números de clientes relativamente ao ano anterior: foram realizados 95 controlos de maturação (93 na época anterior), 759 análises a mostos frescos (730 na época anterior), 91 análises a vinho branco e 350 a vinho tinto.

Quanto ao volume, a responsável diz também não sentir qualquer quebra nesse sentido: enquanto na época anterior foram analisados 272.554 litros, por esta altura em 2022 contam-se já 300.495 litros de mosto.

28.743 análises de vinhos desde 2012

O laboratório do CCV Floresta tem já contabilizado nos seus registos 28.743 análises de vinhos desde 2012, ano em que foi iniciada esta actividade. Este laboratório efectua análises a mostos não fermentados, acompanhando e controlando também todas as fases deste processo, desde a maturação das uvas, controlo de mostos frescos e consequentes análises para garantir uma melhor conservação do vinho.

Com o passar dos anos o laboratório foi recebendo cada vez mais clientes, registando-se neste momento mais de 2.000 fichas de cliente. Com um número de clientes crescente e a estender-se para lá dos limites do Município de Proença-a-Nova, “o CCV Floresta pretende continuar o trabalho desenvolvido nos últimos 10 anos de existência”, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Hub Azul Açores deve integrar empreendedores açorianos em redes nacionais e internacionais

Partilhar              O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.