Lisboa recebeu hoje, 5 de Junho, uma manifestação pela defesa do mundo rural, contra as “políticas proibicionistas” impostas pelo Governo, que juntou centenas de pessoas. A “Concentração pelo Mundo Rural – Por Portugal” organizada pela Juntos pelo Mundo Rural — Associação Ibérica de Defesa da Caça, Pesca Tradições e do Mundo Rural, contou com a presença da Fenapecuária — Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Pecuários.
A concentração partiu do Marquês de Pombal, de onde seguiu para a Assembleia da República, deixando o presidente da Juntos pelo Mundo Rural, Luís de Gusmão, um recado: “o PAN é um dos nossos alvos”. E disse à TSF que “todos os meses, na Assembleia da República, os partidos animalistas tentam passar decretos de lei para proibirem, definitivamente, a caça em Portugal. Vão conseguindo a troco da aprovação do Orçamento do Estado com o Governo português”.
Juntos pelo Mundo Rural
A Juntos pelo Mundo Rural integra todas as pessoas colectivas e pessoas singulares, nacionais e internacionais, que prossigam a defesa, o desenvolvimento e a promoção, material ou imaterial, da caça, da pesca, das tradições e do “Mundo Rural”.
E explica a Associação, “entendendo-se este como toda a universalidade de realidades que caracterizam e são parte integrante dos meios rurais, tais como folclore, artesanato, gastronomia, pronúncias e costumes, bem como, todas as actividades que aí se praticam, principalmente, actividades agropecuárias, utilização racional de recursos naturais, tauromaquia, apicultura, dando particular destaque às abelhas enquanto agentes polinizadores, responsáveis pelo garantir da consagração da biodiversidade e a humanização das florestas”.
Agricultura e Mar Actual