A área de romã no perímetro de rega de Alqueva duplicou em 2017. Os agricultores que manifestaram interesse em desenvolver esta cultura, são “Jovens Agricultores” e instalaram pomares novos, com variedades que o mercado necessita, refere o Anuário Agrícola de Alqueva de 2017, já disponível online.
Segundo o documento, da responsabilidade da EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, muitas destas empresas já exportam parte da sua produção para os mercados do Norte e Centro da Europa.
Esta cultura foi objecto de um interesse crescente na área de influência do EFMA — Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, nos últimos anos, que se traduziu no número de novos projectos e instalação de novos pomares.
O Anuário
A elaboração deste documento, da responsabilidade da EDIA, resulta da recolha de informação sobre as culturas, junto de especialistas, de produtores da região, informação de documentos, artigos e outra bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do sector.
Pode consultar o Anuário Agrícola de Alqueva aqui.
Agricultura e Mar Actual