O presidente do conselho executivo da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), José Mateus Ginó, morreu ontem,6 de Agosto, não resistindo a doença prolongada.
O conselho de administração da FEA diz em comunicado que “neste momento de sentida tristeza”, expressa “público reconhecimento pela sua capacidade profissional, espírito de entrega, dedicação e serviço à Fundação Eugénio de Almeida e, recordando com renovado apreço o seu profícuo trajecto profissional iniciado em 1999 que agora terminou como presidente do conselho executivo, apresenta sentidas condolências à família enlutada”.
Um agrícola gestor
Formado em Engenharia da Produção Agrícola e em Gestão Comercial e Marketing, José Mateus Ginó era ainda Pós-Graduado em Contabilidade e Finanças para não Financeiros. E mestre em Viticultura e Enologia.
Iniciou, em 1991, a sua carreira profissional na Comissão Vitivinícola Regional Alentejana onde exerceu funções técnicas na área da vitivinicultura e, mais tarde, de marketing e comunicação dos Vinhos do Alentejo.
Integrou o grupo de trabalho do programa “Ouverture” (Reseau Européen de Tourisme) da Comissão Europeia, que veio a dinamizar as várias Rotas dos Vinhos na Europa.
Jovens Enófilos do Alentejo
Foi fundador da Associação dos Jovens Enófilos do Alentejo, à qual presidiu durante os primeiros 6 anos de existência.
Em 1999 ingressou na Fundação Eugénio de Almeida, como assessor comercial do conselho de administração, e em 2003 assumiu a liderança da direcção comercial.
Integrava ainda o conselho de administração da Viborel – Distribuição.
Era presidente do conselho executivo da FEA desde Março de 2017.
Agricultura e Mar Actual