Início / Agricultura / Já são conhecidos os vencedores do Concurso de Vinhos das Festas de Torres Vedras

Já são conhecidos os vencedores do Concurso de Vinhos das Festas de Torres Vedras

Os vencedores dos concursos promovidos no âmbito das Festas de Torres Vedras foram anunciados este domingo, 6 de Novembro, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. Os vinhos Fonte das Moças Grande Escolha 2017 (tinto) e Almiara Branco 2021 e a marca Carmitas foram os grandes vencedores deste ano.

“Compete à Câmara Municipal promover e apoiar o desenvolvimento de actividades e a realização de eventos relacionados com a actividade económica e cultural de interesse para o Município, promovendo a preservação, a divulgação do património e da herança cultural” começou por destacar a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, recordando o princípio que motiva a organização destes concursos desde 2011.

Laura Rodrigues sublinhou que o concurso dedicado ao Pastel de Feijão também contribuiu “para o encerramento do caderno de especificações no âmbito do pedido de Qualificação de Torres Vedras como IGP (Identificação Geográfica Protegida)”, que se encontra a aguardar parecer final da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo – Santarém desde Novembro de 2018.

Sublinhando que “a vinha, o vinho e os pastéis de feijão fazem parte das tradições deste Concelho, desta região, do nosso País”, Maria do Céu Antunes aproveitou a oportunidade para “prestar uma homenagem pessoal, em nome do Governo da Nação e de todos aqueles que nos elegeram pela excelência da vossa produção”.

A ministra da Agricultura e da Alimentação afirmou que “iniciativas como esta, que o poder local democrático quer levar por diante, são absolutamente determinantes para divulgarmos o que de melhor se faz em Portugal, para projectar o sector e a sua identidade (do ponto de vista gastronómico e cultural) e a tradição de cada um dos nossos territórios.”

A cerimónia também contou com a presença do deputado à Assembleia da República, João Nicolau, do diretor regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, José Lacerda Fonseca, do presidente da Assembleia Municipal, José Correia, bem como de diversos produtores do Concelho e elementos dos júris dos concursos.

Os vencedores

Concurso “O Vinho Tinto e o Vinho Branco de Torres Vedras 2022”

Prova cega de vinho tinto (11 vinhos a concurso)

1.º lugar | Fonte das Moças Grande Escolha 2017, Vinho Regional de Lisboa, João Melícias
2.º lugar | Folgorosa 2016, Vinho Regional de Lisboa, Lindebord Wines
3.º lugar | Velhos Tempos Premium 2019, Vinho Regional de Lisboa, Adega Cooperativa de Carvoeira

Prova cega de vinho branco (9 vinhos a concurso)

1.º lugar | Almiara Branco 2021, Vinho Regional de Lisboa, da Quinta da Almiara – Soc. Vitivinícola
2.º lugar | Arcadas Lisboa 2021, Vinho Regional de Lisboa, Adega Cooperativa de Carvoeira
3.º lugar | Adega da Murnalha Branco Leve – Moscatel 2020, Vinho Regional de Lisboa, Frutas Nobre – Sociedade Comércio Agrícola

Concurso “Pastel de Feijão de Torres Vedras 2022” (11 marcas a concurso)

1.º lugar | Carmitas
2.º lugar | Maria Adelaide R. Silva
3.º lugar | Fábrica Coroa

Os concursos que distinguem o vinho tinto, o vinho branco e o Pastel de Feijão de Torres Vedras são organizados pela Câmara Municipal em parceria com os produtores e instituições locais como a ACIRO, a Qualifica IG e o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – Dois Portos.

O objectivo passa por premiar a qualidade dos produtos, com os três vencedores a integrar as ofertas institucionais da Câmara Municipal de Torres Vedras em 2023. No caso do Pastel de Feijão, o vencedor recebe ainda uma análise microbiológica, oferta da Biotrab.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.