Início / Agricultura / Já se pode exportar kiwi para o Uruguai

Já se pode exportar kiwi para o Uruguai

O mercado do Uruguai está aberto para o kiwi. Os operadores económicos têm à sua disposição mais um destino para exportação. O início da exportação desta fruta para aquele país poderá agora ter lugar, ao abrigo do acordo fitossanitário celebrado entre Portugal e o Uruguai.

“Trata-se de um importante passo para os produtores nacionais em direcção a este novo mercado que, com cerca de 3,4 milhões de potenciais consumidores, constitui uma nova oportunidade de negócio que é preciso dinamizar”, diz um comunicado do Ministério da Agricultura, liderado por Luís Capoulas Santos.

Envolvimento dos produtores

A abertura de mais este mercado “vem evidenciar e reforçar uma das vertentes prioritárias da política do Governo, a internacionalização, que é, sem dúvida, um dos eixos mais importantes da política de reforço da competitividade do sector agro-alimentar e da economia portuguesa, tendo em vista a criação de condições para o aumento das exportações agro-alimentares. Para isso, é necessário o envolvimento dos produtores nacionais e das respectivas organizações”, acrescenta a mesma nota.

O Ministério da Agricultura realça ainda o facto de que o Governo já “abriu 29 mercados, para 84 produtos (54 da área animal e 30 de origem vegetal), e está a trabalhar de forma intensa e empenhada na abertura de 55 mercados, para viabilização da exportação de 199 produtos, sendo 142 da área animal e 57 da área vegetal”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.