A Carta Digital do Azeite, desenvolvida pelo CEPPAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, tem como principal objectivo transmitir conhecimento sobre o sector olivícola em Portugal, destacando a posição do País como um dos maiores produtores de azeite do Mundo.
O CEPPAL considera o documento de “elevada relevância para o sector olivícola nacional, uma vez que fornece informações valiosas e actualizadas sobre a produção de azeite em Portugal”.
A Carta Digital do Azeite trata temas como variedades de azeitona, modos de produção dos olivais, práticas e sistemas oficiais de sustentabilidade, Dieta Mediterrânica e oportunidades de financiamento.
O CEPAAL — Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo – é uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo dinamizar e promover o sector olivícola de Portugal, no geral, e do Alentejo, em particular. Nasceu em 1999, tem sede em Moura e possui parcerias com produtores, instituições ligadas ao sector olivícola, organismos do Estado, municípios e universidades.
O documento foi lançado no âmbito do Festival do Azeite Novo, que decorreu nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2023, em Évora. Aceda à Carta Digital do Azeite aqui.
Agricultura e Mar