O CEF – Centro de Estudos Florestais do ISA (Instituto Superior de Agronomia) organiza o seminário “Pragas e doenças emergentes em Sistemas Florestais”, a realizar no próximo dia 8 de Junho, das 9 horas às 16h30, na sala Atos, do ISA, em Lisboa. O evento vai mostrar os resultados da investigação mais recente que o CEF tem desenvolvido na área do combate às pragas e doenças que afectam a floresta portuguesa.
O seminário insere-se no ciclo de sessões “Da investigação à aplicação” iniciado em 2014 pelo Centro de Estudos Florestais com o objectivo mostrar os resultados da sua investigação aos utilizadores.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e limitadas à capacidade da sala. Para tal, pode enviar nome, instituição e e-mail até dia 6 de Junho para cef@isa.ulisboa.pt.
A organização explica que se tem registado nas últimas décadas “um aumento e diversificação de problemas com pragas e doenças nas nossas florestas, assim como em árvores urbanas. Um fenómeno com consequências por vezes dramáticas na sua gestão e sustentabilidade. Daqui resultam avultados impactos económicos e sociais”.
Invasão de espécies de pragas e patogénicos
Para o CEF, esta tendência “tem origem, em parte, em processos de invasão de espécies de pragas e patogénicos não nativos, para as quais os nossos ecossistemas não têm agentes de regulação natural, como é o caso das pragas dos eucaliptos. Pode também ser resultado de espécies arbóreas que não têm uma história evolutiva que as tenha adaptado de mecanismos de protecção, como é o caso do pinheiro bravo e a doença do nemátodo do pinheiro”.
No Seminário “Pragas e doenças emergentes em sistemas florestais” pretende-se mostrar alguns dos trabalhos que são desenvolvidos nesta área por investigadores do CEF. Muitos deles resultam de colaborações com outros centros do ISA (LEAF e CEABN) e com investigadores de outras instituições nacionais (INIAV, RAIZ e Altri Florestal) e estrangeiras.
Pode consultar o programa aqui.
Agricultura e Mar Actual