O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Boieiro, recebeu hoje, 7 de Julho, em audiência o novo presidente do IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera, José Guerreiro, salientando a “cooperação frutuosa com a instituição”.
A possibilidade de se criar um Observatório Climático nos Açores, tema que integrou a reunião, é para José Manuel Bolieiro uma “excelente notícia”, que reforçará a posição da Região e a sua “importância geoestratégica”, avança uma nota de imprensa do Executivo Regional.
Este futuro observatório, detalhou o presidente do IPMA, poderá ser um instrumento importante no estudo das alterações climáticas na região do Atlântico, “de que os Açores podem ser um pivô”.
Novos radares meteorológicos
O presidente do Governo reiterou ainda a confiança na implementação plena até ao final do primeiro semestre de 2024 dos novos radares meteorológicos a instalar em São Miguel e nas Flores. Tais radares, a juntar ao já existente na Terceira, potenciarão as “condições óptimas” para a Região ser uma referência na captação e análise de “dados de precisão mais fidedignos” no Atlântico Norte.
José Manuel Bolieiro deixou palavras de incentivo e votos de bom trabalho ao novo presidente do IPMA, sublinhando ainda a boa relação que foi mantida pelo Governo dos Açores com o anterior titular do cargo, Miguel Miranda.
Agricultura e Mar