Início / Agricultura / Investigadores do INL resolvem problemas da adição de Ómega-3 em alimentos

Investigadores do INL resolvem problemas da adição de Ómega-3 em alimentos

Os Ómega-3 são ácidos gordos essenciais reconhecidos pelos importantes benefícios que têm para a saúde, tais como a melhoria da saúde cardiovascular, diminuição de inflamações, melhoria da função cognitiva e um melhor desenvolvimento neurológico e visual. Nesse sentido, a indústria alimentar tem vindo a aumentar o interesse no enriquecimento de alimentos com ácidos gordos essenciais Ómega-3.

No entanto, um dos principais problemas associados à adição destes compostos aos produtos alimentares é a elevada taxa de oxidação dos mesmos, que acaba por afectar a qualidade dos alimentos e promove o desenvolvimento de propriedades organoléticas negativas – tais como o desagradável sabor a ranço – que contribuem para reduzir a aceitação pelos consumidores.

Solução

A solução criada pelos investigadores do Grupo de Processamento Alimentar do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia para esse problema foi a encapsulação do Ómega-3 através do método de nano-emulsificação com lactoferrina, uma proteína do leite, como surfactante natural.

Os resultados mostraram que as nano-emulsões, com um tamanho de cerca de 200 nm, são estáveis ​​a 4 °C durante 70 dias, apresentando uma libertação reduzida no estômago e uma libertação superior no intestino delgado, contribuindo para aumentar a biodisponibilidade do Ómega-3. Além disso, observou-se que as nano-emulsões podem ser utilizadas com 12,5 μg.mL -1 de ácidos gordos essenciais Ómega-3 encapsulado, sem afectar a viabilidade celular.

Esta abordagem demonstra a capacidade de encapsulamento à nano-escala como uma forma eficaz e segura de fornecer Ómega-3 ao organismo humano, bem como a possibilidade de utilizar esta técnica para encapsular diferentes compostos bioactivos lipofílicos.

O artigo com as conclusões desta investigação acaba de ser publicado e foi capa da edição de Março da “Food & Function” uma revista científica da prestigiada Royal Society of Chemistry, do Reino Unido.

O artigo completo pode ser encontrado aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.