A produtividade do milho grão de regadio foi afectada pela onda de calor de Julho, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2022.
A colheita do milho para grão de regadio iniciou-se no final de Setembro, confirmando-se a redução de produtividade de 5%, devido principalmente à onda de calor verificada em Julho, que afectou muito a polinização, dizem os técnicos do INE.
E acrescentam que a precipitação de meados de Setembro “foi apenas importante para as searas que estavam na fase do enchimento do grão, sendo que a maior parte dos milhos já se encontrava na fase de maturação”.
De um modo geral, devido às elevadas temperaturas e ao tempo seco registados ao longo do desenvolvimento da espiga, o milho já colhido apresenta baixa humidade, o que, embora reduzindo os custos de secagem, torna o grão mais quebradiço e, consequentemente, de inferior qualidade. realça o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2022.
Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística referem ainda que, algumas áreas de milho que se destinavam à produção de grão foram desviadas para a produção de silagem.
Agricultura e Mar