O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de Excelência”, que acontece a 28 de Novembro, no Centro de Congressos do Grande Hotel de Luso, destaca temas estratégicos como ESG, descarbonização, marketing, inteligência artificial, talento e gestão da floresta. Especialistas e empresários unem-se para discutir os desafios e oportunidades que moldarão o futuro do sector.
Um evento organizado pela AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal que coloca em foco temas de grande relevância para a sustentabilidade e competitividade da fileira, num contexto de transformação global.
Para Vítor Poças, presidente da AIMMP, “o sucesso das nossas empresas dependerá de como enfrentamos os desafios estratégicos do sector. O 8º Congresso da AIMMP é um espaço privilegiado para debater essas questões e consolidar uma visão para o futuro. Estamos num momento crítico de grande mudança, no contexto nacional e internacional, vivemos um período de grande mudança onde as decisões que tomarmos condicionarão o futuro do sector. Este congresso é sem dúvida uma oportunidade de debate num sector que tem vindo a crescer em termos de peso no PIB e nas exportações que, nos últimos dez anos, mais do que duplicaram de valor, ultrapassando hoje os 3 mil milhões de euros”.
Descarbonização
A descarbonização, como estratégia essencial para alinhar a indústria com os objectivos climáticos globais, será um dos tópicos. A transição para práticas sustentáveis exige inovação e adaptação, desde a gestão da floresta até aos diferentes graus de transformação industrial, temas que serão discutidos em formatos diversos: mesas redondas, apresentações, conversas e workshops especializados, refere um comunicado de imprensa da AIMMP.
Outro destaque será o impacto da Inteligência Artificial (IA) na transformação digital do sector. “Ferramentas como a IA estão a mudar as dinâmicas de marketing, gestão de produção e inovação, criando novos horizontes para a competitividade global das empresas”, acrescenta o mesmo comunicado. O professor Pedro Dionísio, do ISCTE, autor do livro AI_Novator, partilhará insights sobre como estas tecnologias podem ser aplicadas às estratégias de marketing e gestão empresarial.
A gestão de talento e a atractividade do sector são também tópicos chave. A capacidade de reter e formar profissionais altamente qualificados é um desafio que exige colaboração entre empresas, instituições académicas e associações. A intervenção de Alfredo Dias, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, e outros oradores de painel reforçam a importância da academia e o diálogo com as empresas na formação e inovação.
Como key note speaker haverá uma conversa entre Miguel Macedo, advogado e consultor, e, que semanalmente, participa no programa Princípio da Incerteza (CNN), e Jaime Quesado, economista e gestor. Haverá, ainda, um painel inspirador “5 Histórias Fora da Curva”, com empresários a partilhar experiências de superação e inovação bem como um conjunto de quarto workshops temáticos, onde os participantes poderão aprofundar o conhecimento em áreas específicas de interesse.
O Congresso termina com um painel dedicado à floresta que será encerrado pelo secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, seguido de um momento de celebração e homenagem aos empresários. O dia 29 de Novembro será inteiramente dedicado aos associados, com reuniões por divisão e a assembleia geral da AIMMP. Estas reuniões permitirão alinhar estratégias e reforçar o diálogo interno, promovendo o fortalecimento do sector, refere o mesmo comunicado.
Programa e inscrições aqui.
Agricultura e Mar