A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, afirmou que o Governo vai apoiar, em mais dois milhões de euros, a indústria conserveira, para fazer face aos aumentos dos custos energéticos. Maria do Céu Antunes falava em Matosinhos, durante uma visita à conserveira Ramirez.
A ministra disse que este “é um momento de grande desafio para as indústrias e que usam a energia como factor de produção”, relembrando que Governo disponibilizou, entre Março e Junho, “um milhão e 200 mil euros para fazer face aos aumentos com energia”.
Este apoio de dois milhões de euros, a atribuir até ao final do ano é, segundo Maria do Céu Antunes, “uma forma de mitigar” os efeitos e uma mensagem positiva “para as conserveiras e empresas de transformação do pescado”.
Esta medida enquadra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e no programa de fundos europeus Mar 2020 (e Mar 2030, a partir do próximo ano), visando a modernização no sector.
A ministra disse ainda que, no caso do PRR, o Governo já contratou “com o sector das pescas, com a aquacultura e com a transformação cerca de 12 milhões de euros” e, até ao final do ano, irá abrir “um segundo aviso com mais 10 milhões de euros”.
Quanto ao Mar 2020, será aberto, até ao final do ano, o último aviso para “projectos de inovação, de modernização, que transformem o sector num sector mais competitivo”.
Agricultura e Mar