Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Inaugurado Posto de Transferência de Pescado do Barreiro. Investimento de 270 mil euros

Inaugurado Posto de Transferência de Pescado do Barreiro. Investimento de 270 mil euros

O Posto de Transferência de Pescado do Barreiro foi inaugurado ontem, 12 de Maio. A sessão foi presidida pela secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, na presença do presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, do presidente da Docapesca — Portos e Lotas, Sérgio Faias e do presidente de Os Camarros — Associação de Pesca Local, Rogério Correia, o pescador mais antigo do concelho.

O investimento resulta do projecto da Câmara Municipal do Barreiro aprovado pelo Mar 2020 o qual ascende a um montante de 270 mil euros, respondendo assim às necessidades manifestadas pela comunidade piscatória local.

Na cerimónia foi assinado um protocolo para implementação e operacionalidade do novo posto de transferência de Pescado do Barreiro, na doca seca. O acordo estabelecido entre a Docapesca, a autarquia do Barreiro e “Os Camarros”, estabelece as condições de cooperação entre as partes, com vista a assegurar a implementação de um Posto de Transferência de Pescado, no concelho do Barreiro, e a sua adequada gestão e manutenção.

Apoio Mar 2020

Após a apresentação de uma candidatura ao Mar 2020, por parte do Município do Barreiro, que “trouxe condições dignas de trabalho à comunidade piscatória do concelho”, graças à requalificação da doca seca, que hoje possui, entre outras melhorias, uma grua de 7 toneladas, um novo cais de acostagem, máquinas de gelo, câmaras frigorificas, rampas de acesso, nova rede eléctrica, novos aprestos e áreas de trabalho, “foi hoje reconhecido o trabalho efectuado pela Associação “Os Camarros”, disse Frederico Rosa.

Para o autarca este protocolo é “o início de uma caminhada que vai ser longa, ainda que hoje tenha sido o culminar de um projecto, iniciado há 2 anos, e que teve como objectivo reabilitar a doca seca, para que os pescadores tivessem mais condições de trabalho. É importante sentir que o Estado e entidades como a Docapesca reconhecerem o trabalho que aqui foi feito, a organização d´Os Camarros e percebem que estão reunidas todas as condições para se ir ainda mais além e continuar a investir”.

Segundo a secretária de Estado das Pescas “esta obra representa um avanço para a comunidade piscatória do Barreiro, que passa a ter mais condições de segurança, mais valor no seu pescado e melhores condições para o desembarque das capturas, graças à Câmara Municipal que apresentou uma candidatura ao Mar 2020”.

A governante acrescentou ainda que com “o novo posto de vendagem, os pescadores podem desembarcar o seu pescado, registá-lo através das guias de transferência e transportá-lo para a lota, sendo o mesmo vendido através do sistema de leilão”.

Já o presidente da Docapesca elogiou a “capacidade de execução e de resolução dos problemas”, neste projecto de reabilitação da doca seca, que trouxe condições capazes de trazer uma perspectiva de futuro próspera para a comunidade piscatória.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.