A Câmara Municipal de Montalegre promoveu mais um evento de promoção do território com foco na divulgação dos produtos locais. A primeira edição da Feira das Colheitas “colocou o mundo rural como protagonista envolvendo quem vive do sector primário”.
Esta aposta, realizada no Antigo Ciclo de Montalegre, contou com os apoios da Cooperativa Agrícola do Barroso e da Associação Empresarial do Planalto Barrosão, refere uma nota de imprensa da autarquia de Montalegre.
“Nasceu um novo evento promovido pela Câmara Municipal de Montalegre. A Feira das Colheitas pretendeu valorizar os produtos endógenos, fomentar a economia local e potenciar a identidade destes produtos sob o chapéu do selo Património Agrícola Mundial. Alavancar o sector primário e envolver os agricultores do concelho foi missão desta aposta que decorreu nas antigas instalações do Antigo Ciclo de Montalegre”, realça a mesma nota.
Segundo a presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, “tivemos excelentes produtos nesta primeira edição da Feira das Colheitas. Desde o mel à batata. Pudemos ver bons e variados produtos hortícolas. Já estão a ser preparadas outras edições. É nesta fase do ano que temos uma maior produção”.
O “mês dos santos” aproxima-se, onde “vamos ter muitos emigrantes e não só sendo uma oportunidade de levar um “miminho” da terra para casa. Faz sentido replicar esta feira sendo certo que estes produtores que tiveram a coragem e a generosidade de se apresentarem nesta primeira edição estão contentes. Disseram-me que é uma actividade para continuar. Mostrar os produtos é uma maneira de valorizar os nossos agricultores e o trabalho que realizam desta gente que não desiste”, acrescenta Fátima Fernandes.
Agricultura e Mar