A Herdade da Contenda, empresa municipal de Moura, é candidata ao Landscape Award of the Council of Europe. Com o título “Herdade da Contenda – A tale of resilience for Nature”, a candidatura foi enviada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros no passado dia 26 de Janeiro ao Conselho da Europa.
O processo de candidatura ao prémio foi elaborado pela Direcção Geral do Território (DGT) com o apoio da Herdade da Contenda.
Numa mensagem dirigida aos representantes permanentes de Portugal no Conselho da Europa, Maguelonne Déjeant-Pons, secretária executiva da Convenção Europeia da Paisagem, confirmou a recepção do projecto português, refere fonte da Câmara Municipal de Moura.
Landscape Award Alliance
A Landscape Award Alliance do Conselho da Europa reúne os exemplos de excelência apresentados pelos Estados-membros no âmbito da Convenção Europeia da Paisagem. Os projectos seleccionados pelos vários países podem ser consultados aqui.
“Independentemente da classificação que a Herdade da Contenda venha a obter (trata-se de um concurso bastante concorrido), é certo que todo o processo irá permitir auferir uma maior visibilidade e reconhecimento à propriedade municipal e ao concelho de Moura”, acrescenta a mesma fonte autárquica.
Relembre-se que o Ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, entregou, a 9 de Dezembro de 2020, à Câmara de Municipal de Moura, o Prémio Nacional da Paisagem 2020, pelo projecto “Uma paisagem de referência na Raia”, desenvolvido na empresa municipal Herdade da Contenda.
Trata-se de um projecto recuperação de solos degradados, visando a criação de valor económico para a região; a recuperação das áreas foi realizada com recurso a espécies autóctones e práticas ambientalmente sustentáveis; a valorização da paisagem foi incorporada nos instrumentos de gestão; e teve o envolvimento e cooperação da comunidade na sua execução.
Herdade da Contenda
A Herdade da Contenda, propriedade do Município de Moura desde 1893,esteve sob gestão da Autoridade Florestal Nacional (AFN) desde 1958. Em 2010, foi criada pela Câmara de Moura a Herdade da Contenda, E.M., na sequência do protocolo subscrito em 2009 com a AFN, para a transferência da gestão deste património municipal.
A empresa municipal foi criada para garantir maior eficácia na gestão da propriedade, tendo sido estabelecidas as seguintes áreas de intervenção: agropecuária, apicultura, turismo, exploração cinegética, exploração florestal, protecção do meio ambiente, educação e investigação científica.
Pela sua importância e biodiversidade, a Herdade da Contenda integra uma Zona de Protecção Especial e um Sitio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.
Agricultura e Mar Actual