Início / Featured / Há acordo na Madeira. Assinatura de programa de governo na terça. CDS pode ter Secretaria na área do mar

Há acordo na Madeira. Assinatura de programa de governo na terça. CDS pode ter Secretaria na área do mar

Está quase. As negociações entre o PSD e o CDS Madeira estão a chegar a bom porto. Na reunião da próxima terça-feira, 2 de Outubro, Miguel Albuquerque e Rui Barreto deverão assinar um acordo governamental.

O CDS fica com duas Secretarias Regionais, uma dedicada à economia e outra, a criar, na área da economia do mar.
Cai assim por terra a ambição de Paulo Cafôfo, cabeça de lista do Partido Socialista nas eleições regionais de 22 de Setembro.

Segundo apurou o agriculturaemar.com, Cafôfo queria uma “geringonça” regional. E isso mesmo anunciou logo na noite eleitoral, propondo uma coligação entre PS, CDS e JPP, conseguindo assim uma maioria absoluta no hemiciclo.

Mas, Rui Barreto não aceitou. “”Eu não jogo em dois tabuleiros ao mesmo tempo, nem acho que isto deve ser um leilão de lugares. Isto não é um bazar de Marraquexe”, afirmou Rui Barreto.

Acordo semelhante ao da AD de 2011

“Definimos uma metodologia de trabalho semelhante ao acordo da AD de 2011, firmado entre Paulo Portas e Pedro Passos Coelho. Constituímos um Grupo de Trabalho, com 3 elementos de cada um dos partidos, para formar um acordo político, para definir como os partidos se vão relacionar, tanto na parte parlamentar como na extra-parlamentar”, diz o líder do CDS Madeira, Rui Barreto, em declarações ao agriculturaemar.com.

E acrescenta que, “se na reunião de terça-feira tudo correr bem, o acordo deve ficar fechado, ou, o mais tardar, na quarta, para se poder finalizar todo o acordo programático”.

Nova Secretaria?

O CDS Madeira pediu duas Secretarias ao presidente madeirense do PSD, uma ligada à Economia e uma segunda que “terá muito a ver com a área da economia do mar, da economia azul”, explica Rui Barreto. Ou seja, certamente será criada uma nova Secretaria Regional na Madeira.

Segundo apurou o agriculturaemar.com, o PSD Madeira mostrou total abertura em dar uma pasta económica ao CDS, mas no que diz respeito à economia do mar, há ainda um trabalho a percorrer no que diz respeito às atribuições e competências dessa nova Secretaria.

As eleições legislativas regionais da Madeira foram ganhas pelo PSD (39,42%), que perdeu, pela primeira vez, a maioria absoluta, elegendo 21 dos 47 deputados. O PS foi o segundo partido mais votado (35,76%), elegendo 19 deputados.

O CDS-PP, com 5,76% dos votos e três deputados, foi a terceira força política mais votada, seguido pelo JPP, com 5,47% e também três parlamentares.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.