Início / Agricultura / Guimarães subscreve missão de adaptação às alterações climáticas da UE

Guimarães subscreve missão de adaptação às alterações climáticas da UE

O município de Guimarães, “demonstrando, mais uma vez, o empenho no processo para a transição climática”, é um dos signatários da Missão de Adaptação às Alterações Climáticas da Comissão Europeia. A cidade integra a lista de 48 municípios, comunidades intermunicipais e regiões portuguesas que deram luz verde à participação na iniciativa.

Portugal é, assim, o País com o maior número de participantes no projecto, seguido por Espanha, com 24, e França, com 22. Guimarães, juntamente com os restantes 302 signatários, expressa, desta forma, o desejo de cooperar, mobilizar recursos e desenvolver acções que permitam, de forma inclusiva e envolvendo os agentes locais, alcançar os objectivos de adaptação climática definidos pela União Europeia, explica uma nota de imprensa da autarquia.

A Missão pretende acompanhar, até 2030, um mínimo de 150 regiões europeias no percurso em direcção à resiliência climática. Para tal, serão promovidas iniciativas que contribuam para ajudar as regiões a compreender os riscos climáticos que enfrentam e enfrentarão no futuro, a desenvolver estratégias que permitam uma melhor preparação face às alterações climáticas e a testar, no terreno, soluções inovadoras para se tornarem mais resilientes.

Neste sentido, já está disponível a plataforma de implementação MIP4Adapt, que tem como objectivo reforçar a cooperação entre os participantes, prestar apoio técnico e promover a formação, através da partilha de experiências e de informações relevantes.

Os signatários poderão beneficiar, ainda, do financiamento de projectos de investigação e inovação (I&I), no âmbito do programa Horizon Europe, que dispõe de um orçamento de 138 milhões de euros para 2023-2024. Pretende-se, desta forma, a projecção de territórios adaptados para resistir a fenómenos climáticos extremos. Apesar do esforço contínuo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, a comunidade europeia reconhece que “um clima mais quente é inevitável, tornando-se necessária uma melhor preparação para enfrentar os efeitos das alterações climáticas”.

A Missão de Adaptação às Alterações Climáticas é uma das cinco Missões lançadas pela Comissão Europeia, em Setembro de 2021, com o intuito de encontrar soluções para dar resposta a alguns dos principais desafios enfrentados pela sociedade. Recorde-se que o município de Guimarães está envolvido, também, na Missão Cidades – uma iniciativa dedicada à neutralidade climática urbana –, enquanto única “cidade piloto” do País no projecto NetZeroCities.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.