O Grupo Lusiaves, que emitiu na semana passada 25 milhões de euros em obrigações na Bolsa de Valores de Lisboa, está a preparar-se para “a prossecução do plano de investimento a três anos no valor de 100 milhões de euros e que terá um particular foco na internacionalização” da empresa, que aposta na produção em Portugal de milho, de alimentos compostos para animais, de ovos para incubação e na produção avícola de frango, frango do campo e perus. As palavras são do fundador e presidente do grupo Avelino Gaspar, que considera este um “momento histórico” para o Lusiaves.
A fileira do milho e aves está a revelar-se lucrativa para o grupo “com capitais exclusivamente portugueses e líder de mercado no sector da carne de aves”, que investiu mais de 30 milhões de euros em 2015, segundo o comunicado emitido pelo Lusiaves.
O Grupo Lusiaves procedeu recentemente à emissão de um empréstimo obrigacionista, “OBRIGAÇÕES LUSIAVES SGPS 2016-2026”, no montante de 25 milhões de euros, com maturidade de dez anos. A operação, que foi aprovada pelos acionistas do Grupo e pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), teve a celebração da sua admissão no EasyNext Lisbon no dia 27 de janeiro, com a tradicional cerimónia de toque do sino.
De acordo com o comunicado de imprensa, o Grupo Lusiaves encerrou o ano de 2015 com um volume de negócios superior a 390 milhões de euros, o que representa um crescimento de cerca de 13% em relação ao ano anterior. Todas as empresas do Grupo, nos últimos 25 anos, apresentaram sempre resultados positivos e crescimentos a dois dígitos, acrescenta. O Grupo conta atualmente nos quadros com cerca de 2500 colaboradores, aos quais acrescem aproximadamente 2000 postos de trabalho indirectos.
Agricultura e Mar Actual