Início / Agenda / Grupo de acompanhamento das cadeias de abastecimento alimentar tem 1ª reunião a 22 de de Novembro

Grupo de acompanhamento das cadeias de abastecimento alimentar tem 1ª reunião a 22 de de Novembro

A primeira reunião do Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de Abastecimento de Bens nos Sectores Agroalimentar e do Retalho em Virtude das Dinâmicas de Mercado, vai realizar-se no próximo dia 22 de Novembro, em Lisboa, no Ministério da Economia e Transição Digital.

A reunião, que arrancará pelas 11 horas, será presidida pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, que será acompanhado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, e o secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado.

A constituição deste Grupo de Acompanhamento surge depois do Governo ter verificado “perturbações nas cadeias de abastecimento, as quais podem gerar impactos adversos na importação e distribuição de certos produtos e matérias-primas, à escala global, não se afigurando como um assunto exclusivo do nosso País”, segundo o Despacho n.º 11220-A/2021, de 15 de Novembro.

O Executivo destaca ainda que os períodos de aumento dos consumos a nível mundial, designadamente quanto à procura particular de determinados bens e serviços, tendem a seguir um padrão de sazonalidade com expressão durante a presente época e que foram consultadas associações representativas de vários sectores, entendendo o Governo que a “situação exige cuidada monitorização, por forma a antecipar eventuais situações que interfiram no abastecimento regular de bens”.

“Constituem áreas de intervenção onde aquelas necessidades se fazem sentir com particular premência a agricultura, a agroindústria, o retalho e a logística”, acrescenta o Despacho.

Objectivos

O Grupo de Trabalho tem como objectivos avaliar e acompanhar as condições de abastecimento de bens nos sectores agroalimentar e do retalho cujas dinâmicas de mercado sejam influenciadas pelo contexto global, designadamente ao nível dos stocks de matérias-primas assim como avaliar e acompanhar os níveis de reserva e armazenamento daqueles bens.

Por outro lado, pretende acompanhar a execução dos contratos de fornecimento, nacionais e internacionais, daqueles bens e delinear, a título antecipatório, eventuais oportunidades de intervenção destinadas a manter ou restabelecer as normais condições de abastecimento.

Um primeiro relatório de avaliação do contexto actual, deverá ser apresentado até 30 de Novembro de 2021.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.