Início / Agricultura / Grupo Celeste assina Pacto Climático de Guimarães pela sustentabilidade na panificação e pastelaria

Grupo Celeste assina Pacto Climático de Guimarães pela sustentabilidade na panificação e pastelaria

O Grupo Celeste, empresa portuguesa com mais de 50 anos de experiência na área da indústria de panificação e pastelaria, acaba de reforçar a aposta na sustentabilidade através da assinatura do Pacto Climático de Guimarães. A iniciativa promovida pelo Município de Guimarães tem como objectivo envolver os cidadãos, empresas, instituições e o município numa acção colaborativa para a descarbonização do território, tendo em vista a neutralidade climática em 2030.

“Ciente da importância das alterações climáticas e as oportunidades da sustentabilidade como estratégia corporativa, o Grupo Celeste implementou várias práticas sustentáveis que garantem um grande impacto ambiental”, refere a empresa em comunicado de imprensa.

Nesse sentido, com o surgimento de novas fontes de energia, “o grupo está em processo de implementação de painéis fotovoltaicos nas duas unidades industriais, localizadas em Guimarães e Vizela. No total, serão cerca de 1.000 painéis solares em cerca de 2.600 metros quadrados”.

Esta iniciativa está a ser executada em parceria com a multinacional Helexia e terá 560 kWp de potência instalada, o que se traduz para uma produção anual de 753 MWh, evitando a emissão de 340 toneladas de CO2 anualmente. Uma medida que vai permitir uma cobertura de cerca de 25% das necessidades energéticas do grupo, criando assim outra independência energética e sobretudo, energia limpa.

Sustentabilidade e transição energética

“Compreendemos a relevância da sustentabilidade e transição energética, sobretudo nesta indústria. Com estas medidas pretendemos conseguir outra independência energética para operarmos de forma mais sustentável, aumentando consequentemente a nossa notoriedade e competitividade no mercado. Todas as medidas implementadas, desde a instalação de painéis solares em duas unidades ao aumento gradual do número de viaturas eléctricas que pertencem ao grupo, mostram o compromisso que o Grupo Celeste estabeleceu para alcançarmos todos um futuro mais sustentável”, explica Marta Mendes, directora técnica do Grupo Celeste.

No que diz respeito ao equipamento, o Grupo Celeste tem vindo a investir em upgrades ou substituição de maquinaria, de forma a tornar todos os processos mais eficientes e sustentáveis. É importante referir ainda que todas as unidades do grupo já sofreram também uma remodelação em termos de iluminação, utilizando agora apenas luz LED.

Relativamente aos automóveis que são utilizados no grupo, é possível verificar uma reorganização da frota para reduzir desperdícios e tornar todos os procedimentos mais eficientes. O Grupo Celeste tem vindo a aumentar ainda o número de veículos eléctricos e híbridos.

Grupo Celeste

O Grupo Celeste “faz parte da vida dos portugueses há 55 anos e é reconhecido pela elevada qualidade dos seus produtos de padaria, pastelaria e pizzaria, assim como pela excelência da relação de proximidade entre o cliente e a marca”, realça a empresa.

Desde 2007 que a marca Celeste é gerida por Teresa Vaz, filha do fundador. A sua presença em Portugal traduz-se em três unidades fabris – Guimarães, Vizela e Ermesinde – e 10 lojas próprias e no Luxemburgo conta uma unidade fabril, um supermercado, um restaurante e uma padaria.

Em 2023, fruto da estratégia de crescimento e notoriedade, o Grupo Celeste fará novos investimentos, nomeadamente na industrialização das unidades fabris, na criação de um laboratório de I&D e na renovação da imagem das lojas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Lidl apoia três projectos inovadores para a protecção dos oceanos com 30 mil euros

Partilhar              Os projectos Life SeaBIL, Ocean4Fuel e Mesmerising, focados na protecção dos oceanos e dos ecossistemas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.