Início / Agricultura / Governo Regional apoia agricultores para melhoria da fileira da carne nos Açores com mais de 181 mil euros

Governo Regional apoia agricultores para melhoria da fileira da carne nos Açores com mais de 181 mil euros

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores, através da Direcção Regional da Agricultura, apoiou ao longo deste ano, com um montante superior a 181 mil euros, cerca de 212 candidaturas, oriundas de todas as ilhas do arquipélago, para a aquisição de reprodutores bovinos de raças produtoras de carne.

Segundo uma nota de imprensa do Executivo açoriano, as ilhas do Pico, com uma adesão de 2,.6%, seguindo-se a Terceira com 22,2%, e São Jorge com 18,9% foram as que registaram maior número de candidaturas aprovadas, enquanto que em São Miguel — ilha com maior tradição na produção leiteira — verificou-se o maior crescimento comparativamente ao ano anterior, um acréscimo de 67%, atendendo à reconversão de explorações de leite para carne.

O incentivo financeiro atribuído pelo Governo Regional dos Açores “visa dar continuidade ao fomento da qualidade e da melhoria genética do efectivo bovino para a produção de carne nos Açores, em conjunto com a protecção da sanidade animal, bem como apoiar a produção eficiente de carne com maior valor comercial, através da aquisição de efectivos de raça pura dentro de exigências de rigor zootécnico, sobretudo quando essa aquisição é efectuada fora da Região, de forma a melhorar os núcleos de raças puras locais”.

O apoio pretende, ainda, estimular a comercialização de reprodutores bovinos puros de carne oriundos de explorações da Região, dinamizando também a economia regional.

Apoio a quatro raças produtoras de carne

Assim, e no que concerne à portaria que regula o quadro de incentivos financeiros destinados à aquisição de reprodutores bovinos de raças produtoras de carne foram alvo de apoio quatro raças, nomeadamente a Limousine, que representa 36,8% das aquisições feitas em 2021, a Aberdeen Angus 35,8%, a Charolesa 22,6% e a Simmental Fleckvieh 4,8%.

O Executivo açoriano realça que, em 2021, 90% dos reprodutores bovinos de raças produtoras de carne foram comprados na Região e apenas 10% foram adquiridos fora do arquipélago, o que representa um decréscimo de 5% em relação ao ano transacto.

E refere ainda que, nas aquisições de reprodutores, no âmbito deste regime de apoio, contabilizaram-se 118 movimentos/deslocações de bovinos, o que significa que cerca de 55% do total de bovinos foram adquiridos noutra ilha da Região 45% ou em muito menor escala, no território do continente 10%.

“Esta é uma situação que está associada, sobretudo, à necessidade imperiosa de, em termos zootécnicos, rodar animais entre explorações com vista a minimizar a consanguinidade e a aumentar a diversidade genética das explorações de bovinos de carne no arquipélago”, diz a mesma nota.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

FilCork estima produção de 4,5 milhões de arrobas de cortiça em Portugal em 2024

Partilhar              A FilCork – Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça estima uma produção de cortiça na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.