Início / Agricultura / Inovcluster e ADVID lançam projecto de promoção internacional da fileira agroalimentar em articulação com o enoturismo

Inovcluster e ADVID lançam projecto de promoção internacional da fileira agroalimentar em articulação com o enoturismo

O Inovcluster- Cluster Agroindustrial do Centro e a ADVID — Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense juntaram-se para promover um novo projecto de promoção internacional da fileira agroalimentar em articulação com a fileira do enoturismo, o Taste & Feel Portugal.

O projecto pretende assim potenciar o aumento das exportações de bens e serviços mais sofisticados e diferenciados ligados aos produtos endógenos e ao mundo rural e reforçando a competitividade internacional das pequenas e médias empresas (PME). E já identificou os mercados alvo: Alemanha, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Polónia.

Os promotores do Taste & Feel Portugal definiram já um conjunto de objectivos operacionais, como a disponibilização de informação actualizada às PME do sector agroalimentar sobre as tendências de mercado do sector a nível internacional e a promoção da internacionalização das PME através da visita dos potenciais influenciadores aos locais de enoturismo fornecendo experiências de usufruto de produtos turísticos integrados de ruralidade, mostras, demostrações e degustações de produtos do vinho e da gastronomia nacional e contactos directos com a cultura e os agentes locais.

Por outro lado, pretende capacitar as empresas do sector agroalimentar para a internacionalização bem-sucedida através da aquisição de conhecimentos para promoção eficaz dos produtos nos mercados alvo (Alemanha, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Polónia) e promover e valorizar a oferta da fileira agroalimentar e da fileira do enoturismo e turismo gastronómico, identificar e contactar potenciais clientes, importadores e parceiros e obter e disponibilizar mais informação sobre os mercados.

Avançam ainda as duas organizações que o sector agroalimentar, uma das fileiras estratégicas para a dinamização da economia nacional, tem, nos últimos anos, assistido a uma alteração no perfil das empresas que actuam no mesmo, com a emergência de novos desígnios de actuação que acompanham as tendências mundiais das preferências alimentares e opções de compra, especialmente na área da sustentabilidade ambiental dos processos de produção e de embalagem, saúde e bem-estar. O enoturismo acompanha esta linha de oferta diferenciada, sustentável e suportada no caracter único dos territórios de origem.

“Esta acção irá permitir produzir e disseminar conhecimento e informação actualizada às PME do sector agroalimentar e do enoturismo sobre as tendências de mercado do sector a nível internacional”, garante os promotores do Taste & Feel Portugal.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Fórum Vespa Velutina mostra resultados e estratégia no combate à inimiga das abelhas

Partilhar              O Fórum Vespa Velutina – Lisboa Atlantic POSitiVE realiza-se no próximo dia 31 de Maio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.