A secretária de Estado do Turismo afirmou que Portugal quer posicionar-se como um destino de turismo de natureza e, por isso, vai participar pela primeira vez na Feira Internacional Tournatur em Düsseldorf, na Alemanha, para atingir mercados específicos.
“Estamos a fazer uma grande aposta no turismo de natureza para desconstruir a visão tradicional associada a Portugal de que é um país de sol e praia e ajudar a diversificar os produtos turísticos”, referiu Ana Mendes Godinho.
A secretária de Estado disse que o mercado alemão do turismo em Portugal registou um crescimento de 12% no primeiro semestre de 2016 e que 40% dos viajantes alemães têm a natureza como principal motivação.
Combater a sazonalidade
O turismo de natureza permite combater a sazonalidade da actividade turística e também dar a “conhecer outras realidades que existem em Portugal”, disse Ana Mendes Godinho, acrescentando que a estadia média neste segmento é entre sete e 15 dias, pelo que se gasta também mais.
Ana Mendes Godinho referiu ainda que o turismo de natureza ainda só representa 2% das viagens em Portugal, o que significa que “há um potencial enorme de crescimento”.
Agricultura e Mar Actual