A primeira reunião entre o Governo e os sindicatos para a negociação da revisão do Estatuto Profissional dos Bombeiros Sapadores realizou-se hoje, 28 de Outubro. Nesta reunião, foi apresentada, por parte do Governo, a proposta de protocolo negocial e foram ouvidas as posições dos representantes desta classe profissional, bem como foi discutida a priorização das respectivas matérias. O processo negocial terá continuidade e a próxima reunião ficou agendada para Novembro.
A negociação agora iniciada “reflecte o reconhecimento, por parte do Governo, da importância de valorizar, adaptar e adequar a carreira dos Bombeiros Sapadores, através da revisão do seu estatuto profissional, iniciando, desde logo, pela revisão do estatuto remuneratório”, refere um comunicado de imprensa do Executivo.
Conduzida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, apoiado pela secretária de Estado da Administração Pública, Marisa Garrido, e pelo secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, a reunião contou com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP), do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML), do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), do Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) e do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP).
O Governo considera que a reunião de hoje “constitui o passo formal para a resolução de uma situação para a qual os Bombeiros Sapadores exigem resposta há já vários anos”.
Ficou já agendado um calendário de reuniões para os próximos meses de Novembro e Dezembro, num total de 6 reuniões, tendo a próxima ficado agendada para o dia 6 de Novembro.
Agricultura e Mar