O Governo dos Açores congratula a Associação Agrícola de São Miguel pelo X Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia, que decorreu nos últimos dias. “A excelência animal desta raça espelha bem o trabalho, a dedicação e o empenho dos produtores no investimento genético para a obtenção de animais que produzem um alimento fundamental para a alimentação humana, como é o leite e os seus derivados”, sublinha o secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura.
Este concurso, defende o governante, “bem podia ser um certame internacional, tendo em conta a qualidade animal, as ligações e conexões com outras geografias mundiais, as visitas de técnicos e outras associações de outros países e a excepcional organização” da Associação Agrícola de São Miguel, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
“É, assim, para o Governo Regional uma satisfação e um orgulho assistir a este concurso, sabendo dos seus efeitos positivos nos Açores e além-fronteiras. Falo de benefícios na esfera da sustentabilidade agroprodutiva, na existência de uma reserva genética animal na Região, na de exportação de animais vivos da bovinicultura de leite e na divulgação do leite e produtos lácteos de grande valor intrínseco muito específico”, prosseguiu.
A Associação Agrícola de São Miguel tem habituado a Região, ao longo dos anos, a uma mostra pecuária que em muito dignifica e prestigia os Açores e assegura uma das riquezas produtivas do arquipélago, a bovinicultura de leite, que esteve, está e estará na base da economia regional, acrescenta a mesma nota.
E recorda que o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, destacou na sexta-feira, na abertura do certame, a “importância estratégica do sector agrícola na economia da Região”, tendo anunciado novas medidas de apoio à lavoura.
Agricultura e Mar