A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, da responsabilidade de António Ventura, apela aos açorianos, nesta época quaresmal, para que consumam produtos agroalimentares produzidos na Região Autónoma dos Açores.
Ao consumir produtos produzidos na Região, diz a tutela, a população contribui para a promoção e criação de emprego, bem como a fixação de jovens, contrariando o despovoamento. Ao mesmo tempo, “combatem-se as alterações climáticas, ajuda-se o ambiente e diminui-se a dependência alimentar do exterior, entre outros benefícios inerentes ao consumo de produtos regionais”.
Vantagens
É de salientar que os agroalimentos produzidos nos Açores “têm qualidade intrínseca, contribuem para a prevenção de doenças, chegam à população de cadeias de produção de proximidade e respeitam as normas de segurança alimentar”.
Nesse sentido, os agroalimentos da Região resultam de “um saber fazer histórico, de uma geografia banhada por um imenso oceano Atlântico e de um clima característico, o que lhes confere propriedades organoléticas distintas”, acrescenta uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural açoriana.
Agricultura e Mar Actual