O Conselho de Ministros aprovou hoje, 4 de Abril, na generalidade, a criação da carreira especial de inspecção veterinária.
Criada sob proposta conjunta do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e do Ministério das Finanças, esta carreira “vem dar resposta a uma aspiração da classe médico-veterinária e de diferentes sindicatos do sector, que conta já com mais duas décadas”, salienta fonte do Ministério da Agricultura.
Valorização da actividade
O objectivo da criação desta carreira passa pela “valorização da actividade de inspecção veterinária e dos seus profissionais, de importância fundamental para assegurar o funcionamento do mercado e garantir a segurança da actividade dos matadouros”, acrescenta o Ministério.
E realça que a actividade inspectiva veterinária “dá resposta às imposições legais decorrentes da aplicação da legislação comunitária e a nova carreira permitirá assegurar o funcionamento do sector de abate de acordo com as respectivas necessidades e especificidades”.
O Ministério da Agricultura “congratula-se” com a criação da nova carreira de inspecção veterinária, que vai estruturar o exercício das funções de inspecção veterinária “de forma equiparada a outras carreiras inspectivas”.
Agricultura e Mar Actual