A Feira Nacional do Cavalo 2017 decorre na Golegã de 3 a 12 de Novembro e já tem inscrições abertas para expositores (aqui), as quais terão de ser feitas até 30 de Setembro.
Em meados do século XVIII, teve o seu começo a Feira da Golegã, chamada até 1972 Feira de São Martinho, data a partir da qual passou a denominar-se Feira Nacional do Cavalo. É a Feira Nacional do Cavalo a mais importante e mais castiça de todas as feiras que no seu género se realizam em Portugal e no Mundo. Ali se apresentam todos os criadores, com os seus belos exemplares, razão pela qual, se transaccionam na Golegã, os melhores puro-sangue, criados no País, que são vendidos para vários pontos do globo.
Capital do Cavalo
A Golegã há muito que passou a ser a Capital do Cavalo. O dia de São Martinho, de feira que foi, passou ao maior espectáculo equestre público que se realiza a nível gratuito em Portugal. Ralies, raids, jogos equestres, campeonatos, maratona de carruagens, exibições, são alguns dos espectáculos que se realizam na Golegã. E para complemento da festa justificando o adágio popular que, “Pelo São Martinho prova o Vinho”, não faltarão a água-pé e as sempre apetecidas castanhas assadas.
Agricultura e Mar Actual