Início / Agenda / INIAV leva jornadas sobre a gafa do olival a Elvas

INIAV leva jornadas sobre a gafa do olival a Elvas

O INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária realiza, no próximo dia 27 de Junho, a partir das 14 horas, a Jornada A Gafa no Olival Português: Vulnerabilidade da Variedade ‘Galega Vulgar’. O encontro tem lugar na sede de Olivicultura do Pólo de Elvas do INIAV.

iniav elvas localizaçãoAs inscrições são gratuitas e podem ser feitas online aqui. Pode usar o código ao lado para aceder à localização do evento.

O fungo que provoca a gafa é uma das doenças mais importantes dos olivais portugueses. A doença ataca em especial os frutos, que apresentam manchas arredondadas de cor acastanhada, deprimidas e com aspecto oleoso. A azeitona fica engelhada, mumificada e acaba por cair. Nas folhas aparecem manchas amarelo-acastanhadas com as margens mal definidas. Todos estes factores causam a destruição total ou parcial dos frutos, conduzindo ao desguarnecimento da árvore devido à queda das folhas e morte dos ramos, explica a Direcção Geral de Agricultura e Pescas do Centro.

Condições que favorecem a doença

Entre as condições que favorecem o aparecimento da doença encontram-se a rega em excesso, as consociações com culturas regadas, os solos mal drenados ou mal arejados, a utilização de variedades sensíveis, como a Galega, o grau de maturação dos frutos e os ataques da mosca da azeitona.

O fungo passa o Inverno nos frutos caídos no solo, reiniciando a sua actividade assim que as condições forem favoráveis: humidade relativa superior a 90% e temperatura entre os 20 e 25ºC. A chuva e o vento são responsáveis pela disseminação da doença.

Pode consultar mais sobre a doença da gafa da oliveira aqui.

O programa provisório desta Jornada pode ser consultado aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.