A sessão de encerramento do Grupo Operacional “Pequenos Ruminantes no Douro Verde” terá lugar, no dia 30 de Setembro, a partir das 14h30, no Espaço Douro & Tâmega, instalações da Dolmen — Desenvolvimento Local e Regional, em Amarante.
Na iniciativa serão apresentados os resultados finais e o Manual de Boas Práticas produzidos no contexto deste projecto que teve início em 2018. A sessão de encerramento está a cargo do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.
O Grupo Operacional “Pequenos Ruminantes no Douro Verde” teve como objectivo contribuir para o uso racional e sustentável de antiparasitários na produção de pequenos ruminantes nas regiões de montanha, visando o aumento de rentabilidade e produtividade das explorações de pequenos ruminantes em regime extensivo nas regiões de montanha, a melhoria das práticas de maneio e a preservação do ambiente e da segurança alimentar e saúde pública, pela redução da contaminação do ambiente e dos alimentos com resíduos de produtos farmacológicos.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, aqui.
Pode consultar o programa completo aqui.
Segundo os promotores deste Grupo Operacional, o controlo da infecção parasitária gastrointestinal numa exploração de pequenos ruminantes deve ter em conta uma série de estratégias e medidas integradas e sustentáveis, e neste caso direccionadas para o maneio do pastoreio.
De uma forma geral, o grande desafio é manter níveis baixos de contaminação dos pastos com as larvas infectantes, e deste modo minimizar a exposição e a ingestão destas larvas pelos animais, especialmente os mais jovens. Mas ao mesmo tempo, manter uma adequada e eficaz população de parasitas sensíveis in refugia.
Agricultura e Mar