Já são conhecidos os vencedores do 14.º Concurso do Galo Assado que está a decorrer em 13 restaurantes do concelho de Barcelos. Este ano, onze unidades de restauração foram galardoadas com o Galo de Ouro, fruto da avaliação de um júri técnico composto pelos chefes Hernâni Ermida e Feliciano Silva. Por sua vez, nas categorias seguintes apenas uma unidade ficou na categoria de Galo de Prata e Bronze.
“Face ao aparecimento de composições com forte componente de inovação e qualidade apresentada foram ainda distinguidos com composições cénicas, o restaurante Bagoeira com o Prémio da Melhor Figuração alusiva à Lenda do Galo, face à composição apresentada; o Restaurante Pérola com o Prémio Inovação, o Restaurante Manhoso com a menção Honrosa de inovação, o restaurante Galliano com a menção Honrosa pela criatividade e excelência de metodologia de confecção e, o Restaurante Pedra Furada com o Prémio Especial do Júri, pela excelência da peça e qualidade da confecção”, revela fonte da autarquia de Barcelos.
Galo assado
Em termos gerais, os jurados, exaltaram a “qualidade da totalidade das composições, que acabam por ser distinguidas em pormenores em sede de concurso, mas que apresentam uma base comum, elencada nos produtos de excelência da região e que rememoram a tradição do Galo”, acrescenta a autarquia de Barcelos.
O Galo Assado “tem vindo a afirmar-se como um prato de excelência no território e o facto de estar associado a um contexto histórico e simbólico ímpar, Lenda do Galo de Barcelos e a peregrinação a Santiago de Compostela, tem potenciado a sua cada vez maior implementação e aposta por parte das unidades de restauração que têm afirmado o “galo assado à moda de Barcelos” como uma das iguarias chave do território barcelense”, diz a mesma fonte.
O Concurso Galo Assado tem como objectivo principal dinamizar o sector da restauração em época baixa e constitui um argumento estratégico de afirmação de Barcelos no produto “Gastronomia” na região do Porto e Norte. Esta é também uma forma de capitalizar a imagem do galo de Barcelos para o sector da restauração e gastronomia.
Prémios:
Galo de Ouro
- Restaurante Vera Cruz
- Restaurante Pérola
- Restaurante Muralha
- Restaurante Bagoeira
- Restaurante Manhoso
- Restaurante Chuva
- Restaurante Taberna do Armindo
- Restaurante Solar Real
- Restaurante Galliano
- Restaurante Casa dos Arcos
- Restaurante Pedra Furada
Galo de Prata
- Restaurante Babette
Galo de Bronze
- Restaurante Três Marias
Agricultura e Mar Actual