Início / Agricultura / Fundo Ambiental distribui 1,2 M€ para combate às espécies invasoras exóticas aquáticas e controlo da erva-das-pampas

Fundo Ambiental distribui 1,2 M€ para combate às espécies invasoras exóticas aquáticas e controlo da erva-das-pampas

O Fundo Ambiental vai distribuir 1,2 milhões de euros no âmbito da “Conservação da Natureza e da Biodiversidade”, informa uma nota de imprensa do Gabinete do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Matos Fernandes.

Um milhão de euros serão para projectos de combate às espécies invasoras exóticas aquáticas e ripícolas e 200 mil euros destinam-se a intervenções para o controlo da erva-das-pampas em Portugal continental.

“No primeiro caso, foram apresentadas 16 candidaturas e 14 admitidas, mas uma não poderá ter financiamento, porque se esgotou a dotação máxima do aviso”, salienta a mesma nota.

Apoiar projectos de controlo, contenção ou erradicação de espécies exóticas invasoras aquáticas (fauna e flora) e ripícolas (flora), à escala da bacia, sub-bacia hidrográfica ou massa de água, são as metas.

São beneficiários a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), as autoridades regionais de conservação da natureza, as Comunidades Intermunicipais, os municípios, as instituições de Ensino Superior, os centros de investigação e outras entidades públicas.

Em relação às intervenções para controlo da erva-das-pampas, 12 das 14 candidaturas apresentadas poderão ser financiadas com uma taxa máxima de co-financiamento de 85% e limite de 20 mil euros por projecto. Beneficiam do apoio entidades como comunidades intermunicipais, municípios, instituições de Ensino Superior, centros de investigação e outras instituições públicas, acrescenta a mesma nota de imprensa.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.