A Câmara Municipal do Fundão informa que irá realizar-se, no dia 3 de Dezembro, sábado, às 15h00, a inauguração da Casa do Queijo da Orca. Antes, será feita uma visita a uma queijaria de produção de queijo queimoso das Zebras.
A Casa do Queijo da Orca faz parte do roteiro das Casas e Lugares do Sentir, um conjunto de casas distribuídas pelo concelho do Fundão, que honram os saberes e tradições locais e que formam um excelente roteiro de interesse cultural, turístico e educativo.
A cerimónia cota ainda com uma “Oficina de requeijão — Como se coze o soro”, a apresentação do Roteiro da Pastorícia e do Queijo (Trígono do Queijo e da Pastorícia: Três Povos, Orca e Soalheira), a apresentação do passaporte das Casas e Lugares do Sentir (familiar e individual) e uma degustação de queijo, com tábua de queijos da Orca.
A freguesia da Orca “está intimamente ligada ao queijo, a um saber fazer característico da feitura do queijo tradicional. Face à importância da pastorícia, decidiu-se criar a Casa do Queijo, que dá a conhecer toda a fileira do queijo, assim como o método de produção”, refere a autarquia em nota de imprensa.
Para usufruir das doze Casas e Lugares do Sentir, o Município do Fundão criou um passaporte familiar que irá ser apresentado durante a cerimónia de inauguração.
Agricultura e Mar