Início / Agricultura / Fundão apoia produção pecuária. Candidaturas abertas até dia 30 de Junho

Fundão apoia produção pecuária. Candidaturas abertas até dia 30 de Junho

A Câmara Municipal do Fundão informa que, no âmbito do “Regulamento Municipal de Concessão de Apoio Financeiro Destinado ao Fomento da Produção Pecuária”, estão abertas, até dia 30 de Junho de 2022, as candidaturas a apoio financeiro para produtores pecuários de ovinos e caprinos no concelho do Fundão.

Os valores previstos de comparticipação são de até 15 euros por animal e de 0,10 euros por litro de leite produzido. As candidaturas poderão ser realizadas no Gabinete de Agricultura e Desenvolvimento Rural, no edifício da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, de segunda a sexta-feira.

Este apoio foi criado com o intuito de fomentar a actividade de pastoreio extensivo em paisagem protegida e valorizar as raças autóctones, explica uma nota de imprensa da autarquia.

Com a criação do Regulamento Municipal de Concessão de Apoio Financeiro Destinado ao Fomento da Produção Pecuária a autarquia irá conceder comparticipações financeiras a fundo perdido aos titulares de explorações agropecuárias, em regime de produção extensiva, existentes no concelho do Fundão.

Esta medida visa o apoio à fixação e rejuvenescimento da força de trabalho, a sustentabilidade e atenuando o impacto negativo do constante aumento dos custos de exploração, assim como incentivar a reintrodução de ovinos da raça Merino da Beira Baixa e caprinos da raça Charnequeira.

15 euros por animal

Os valores previstos de comparticipação são de até 15 euros por animal e de 0,10€ por litro de leite produzido, sendo que os apoios concedidos abrangem a vertente da valorização da raça autóctone, prevendo um incremento efectivo e uma valorização permanente do efectivo com animais de raça autóctone para poder usufruir da comparticipação prevista no regulamento.

Este regulamento integra-se na estratégia da autarquia para a valorização das raças autóctones e da fileira do queijo, assim como da estratégia que está a ser desenvolvida no campo experimental do Seminário do Fundão.

Acrescenta a mesma nota de imprensa que esta estratégia é conjugada com outro tipo de apoios e medidas, como é exemplo o protocolo assinado com a Associação de Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco, que prevê a articulação entre as entidades para proceder à recolha dos leites produzidos na zona de paisagem protegida da serra da Gardunha, assim como a integração na Rede Europeia do Queijo (AREQ) e a participação no “Programa de Valorização da Fileira do Queijo DOP na Região Centro” dinamizado pelo InovCluster.

Para mais informações deverá consultar o regulamento na página de Internet da Câmara Municipal do Fundão (aqui) ou contactar o Gabinete de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal do Fundão através do contacto telefónico 275 779 060 ou do e-mail gadr@cm-fundao.pt.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.