Início / Agricultura / FSC promove incentivos para a valorização dos serviços dos ecossistemas

FSC promove incentivos para a valorização dos serviços dos ecossistemas

O FSC desenvolveu novas ferramentas que permitem aferir a preservação dos benefícios naturais, incentivando e recompensando os gestores florestais que promovem uma gestão florestal responsável.

O Procedimento dos Serviços dos Ecossistemas do FSC, é assim um modelo de incentivo económico adicional para gestores florestais certificados, e uma forma concreta e reconhecida para a protecção e o restauro de serviços de ecossistema florestais.

O Forest Stewardship Council (FSC) ajuda a cuidar das florestas do Mundo há mais de duas décadas, garantindo que as florestas são geridas de forma responsável. Para além dos seus bens e produtos, a floresta providencia muitos outros benefícios. Os serviços dos ecossistemas reflectem o verdadeiro valor da floresta, e estão associados à conservação da biodiversidade, sequestro e armazenamento de carbono, conservação do solo, qualidade dos recursos hídricos e serviços de recreio e lazer, refere um comunicado da organização .

Os serviços dos ecossistemas são assim um dos verdadeiros aliados quando realizamos a nossa vulnerabilidade aos efeitos das alterações climáticas.

Garantir a sustentabilidade

“As empresas enfrentam crescente pressão para garantir a sustentabilidade dos seus abastecimentos e operações, e precisam de ferramentas para poder comunicar como suportam impactos positivos, dando cumprimentos aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Na verdade, todos nós, também enquanto indivíduos e/ou sociedade, usamos e dependemos dos serviços dos ecossistemas, pelo que se torna fundamental a criação de novos incentivos para que os proprietários florestais protejam estes bens valiosos, para benefício de todos”, realça o mesmo comunicado.

Novas ferramentas

Reconhecendo a importância de valorizar os Serviços dos Ecossistemas, e com base numa certificação reconhecida internacionalmente, o FSC desenvolveu novas ferramentas que permitem aferir a preservação dos benefícios naturais, incentivando e recompensando os gestores florestais que promovem uma gestão florestal responsável.

O Procedimento dos Serviços dos Ecossistemas do FSC, é assim um modelo de incentivo económico adicional para gestores florestais certificados, e uma forma concreta e reconhecida para a protecção e o restauro de serviços de ecossistema florestais.

Como funciona?

  • Quantificar: com esta metodologia, os gestores florestais certificados pelo FSC podem demonstrar os impactos positivos das suas actividades de gestão florestal nos serviços ecossistémicos;
  • Transparência: os impactos são verificados por auditores externos e é elaborado um relatório de auditoria;
  • Alegações: Governos, Investidores e Empresas, poderão ter a garantia de que os projectos que apoiam estão a contribuir para a preservação dos serviços dos ecossistemas e fazer alegações sobre esses impactos verificados;
  • Agregar valor: vendedores e compradores de activos ambientais (por exemplo, créditos de carbono) de florestas certificadas pelo FSC, poderão aumentar o valor desses activos adicionando informações sobre os impactos nos restantes serviços do ecossistema.

O Procedimento dos Serviços dos Ecossistemas do FSC, fornece assim dados reais, auditados e geo-referenciados, sobre o impacto dos investimentos realizados em projectos desta natureza.

Áreas identificadas

O FSC Portugal, em colaboração com os Titulares de Certificado a nível nacional, dispõe já de algumas áreas identificadas, onde foi aferido o potencial para a verificação do impacto da gestão florestal ao nível da conservação da biodiversidade, sequestro e armazenamento de carbono, conservação do solo, qualidade dos recursos hídricos e serviços de recreio e lazer.

Tem áreas florestais certificadas pelo FSC que contribuem activamente para a protecção e o restauro de serviços de ecossistema florestais?

Quer apoiar projectos que ajudam a criar impactos positivos sobre os Serviços dos Ecossistemas? Saiba mais aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.