Início / Agricultura / Francisco Pimentel sublinha disponibilidade da República para apoiar agricultores açorianos
© PSD/Açores

Francisco Pimentel sublinha disponibilidade da República para apoiar agricultores açorianos

O deputado do Partido Social Democrata dos Açores (PSD/Açores) na Assembleia da República Francisco Pimentel sublinhou a “disponibilidade” do ministro da Agricultura e Pescas para preparar a fundamentação, a submeter à Comissão Europeia, de um pedido de apoios extraordinários aos agricultores açorianos, “corrigindo o esquecimento do anterior Governo da República socialista”.

O social-democrata questionou José Manuel Fernandes na Comissão de Agricultura e Pescas, tendo recebido a garantia do governante de “total disponibilidade em trabalhar com a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, no sentido de se preparar essa fundamentação, numa postura que é um claro contraste face ao arrastar verificado durante a governação socialista, que nunca conseguiu amenizar os aumentos dos custos dos factores de produção no sector agrícola”, refere uma nota de imprensa do PSD/Açores.

“Recordei ao senhor ministro da Agricultura e Pescas que, em virtude dos impactos da guerra da Ucrânia, os custos dos factores de produção no sector agrícola, e não só, foram amplamente agravados. E foram tomadas medidas, mas que esqueceram os Açores e a Madeira”, disse o deputado.

“O Governo anterior solicitou a Bruxelas autorização para atribuir apoios financeiros extraordinários nacionais aos sectores agrícola, pecuário, piscatório e de aquacultura e a prorrogação da vigência do mecanismo do gasóleo profissional, que ajudassem os respectivos agentes económicos destes sectores a fazer face a tais impactos negativos sobre a respectiva produção”, adiantou Francisco Pimentel.

“Contudo, esse pedido de apoios extraordinários circunscreveu-se apenas aos agricultores do continente, deixando incompreensivelmente de fora os agricultores dos Açores, responsáveis pela produção de 37% do leite do país, discriminando-os e prejudicando-os negativamente em termos concorrenciais internos”.

Segundo Francisco Pimentel, “o anterior Governo da República, do Partido Socialista, apequenou-se nesta matéria, comportando-se como um governo do continente, deixando agastados e revoltados os agricultores dos Açores”.

“Não obstante todas as diligências efectuadas pelo PSD no sentido de perceber o porquê de tal discriminação e de reivindicar a inclusão dos agricultores dos Açores neste programa de apoios nacionais, o que é certo é que do anterior Governo obtivemos invariavelmente silêncios, evasivas e, por fim, uma resposta negativa”, recordou.

O deputado do PSD/Açores acrescentou que “estão em causa verbas que ascendem a mais de 140 milhões de euros e que poderiam significar cerca de 20 milhões de apoios para os Açores”, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Empresa familiar espanhola procura distribuidores de café biológico certificado

Partilhar              Uma empresa familiar de café de Maiorca, Espanha, especializada no cultivo experimental de café biológico, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.