O professor Francisco Avillez foi recentemente nomeado Special Adviser do Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan, com o objectivo de o apoiar na comunicação e implementação das políticas sob sua responsabilidade.
Professor emérito do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da antiga Universidade Técnica de Lisboa (UTL), agora chamada de Universidade de Lisboa, é também empresário. Francisco Avillez fundou em 1989 a empresa AGRO.GES numa época de transição da agricultura portuguesa no âmbito do processo de integração plena na União Europeia, empresa que cedo se distinguiu no mercado de prestação de serviços de apoio ao desenvolvimento rural e aos sectores agro-florestal e alimentar.
A primeira reunião de trabalho será na próxima sexta-feira, dia 2 de Outubro, na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas.
“Esta nomeação, que honra Portugal, constitui mais um reconhecimento público da competência e da excepcional qualidade do percurso profissional do professor Avillez”, diz a Agrogestão em nota institucional, empresa parcialmente detida pela AGRO.GES.
Um professor com veia empresária
Francisco Avillez licenciou-se em Engenharia Agronómica, em 1970, e doutorou-se em Economia Agrária, em 1982, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Professor Catedrático de Economia e Política Agrícola do Instituto Superior de Agronomia, desde 1993 até à sua aposentação em Março 2008, ano em que foi nomeado Professor Catedrático Emérito.
Sócio fundador e coordenador científico da AGROGES, Sociedade de Estudos e Projectos, participou em conferências, livros e artigos publicados no País e no estrangeiro, principalmente nas áreas da análise e planeamento de projectos de investimento e de desenvolvimento agrícola em geral e de política agrícola comum em particular.
A FZ Agrogestão foi fundada em 1998 com a missão de fornecer os melhores produtos e serviços para reforço da capacidade de gestão das empresas do sector agro-alimentar. Surge no seio da AGRO·GES, uma empresa de estudos e projectos no meio rural com o objectivo de explorar o mercado dos programas informáticos de gestão da empresa agrícola e serviços associados.
A empresa produz e comercializa desde a sua criação a família de produtos Agrogestão, tendo conquistado centenas de clientes, incluindo muitas casas agrícolas de referência em Portugal continental, Açores e Madeira. O número de utilizadores das aplicações produzidas pela empresa é já superior a dois mil.
Agricultura e Mar Actual