A primeira fase de candidatura para a certificação das Estações Náuticas de Portugal (ENP) terminou no dia 30 de Junho. A Fórum Oceano recebeu 17 candidaturas, envolvendo territórios do litoral e do interior, de Norte a Sul do País, de regiões transfronteiriças, em torno do mar, de marinas e portos de recreio, de rias, de albufeiras, de barragens, de rios e de praias fluviais.
Com diferentes configurações, as candidaturas apresentadas contam com a participação de mais de 500 entidades, entre municípios, comunidades inter-municipais, associações empresariais, sociais e humanitárias, entidades de turismo nacionais e regionais, instituições de ensino e formação, federações desportivas, clubes náuticos, empresas, administrações portuárias, autoridade marítima nacional, entre outros.
Capacidade de mobilização
O número e a diversidade de candidaturas “reflectem a capacidade de mobilização e envolvimento dos territórios neste processo de certificação, antevendo a constituição de uma rede alargada de Estações Náuticas, num modelo que implica a existência de uma Entidade Coordenadora e de um Conselho de Estação Náutica, autêntico fórum local/regional de enquadramento ao desenvolvimento estratégico participado da ENP”, refere fonte da Fórum Oceano.
As candidaturas serão agora submetidas à apreciação da Comissão de Avaliação, composta por um conjunto de entidades da administração pública central e local, operadores marítimo-turísticos e outras entidades representativas do sector do Turismo Náutico.
Cerimónia na 8ª edição do Business2Sea
A cerimónia de certificação das ENP decorrerá no âmbito da 8ª edição do Business2Sea – Fórum do Mar 2018, no dia 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Beneficiando da participação da Fórum Oceano na FEDETON – Federação Europeia de Destinos de Turismo Náutico, as Estações Náuticas certificadas integrarão a rede Europeia de Estações Náuticas.
Agricultura e Mar Actual