Início / Empresas / Associativismo / Formandos do CINEL estagiam empresas europeias

Formandos do CINEL estagiam empresas europeias

O Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação, (CINEL), a Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação aprovou dois projectos de mobilidade, um deles dirigido a formandos  (Formação Profissional) o outro a formadores (Formação e educação de Adultos). A acção ocorre no seu quadro do projecto de internacionalização.

Na vertente Formação Profissional, o programa concretiza-se em dois fluxos de mobilidade dirigidos a jovens dos cursos de aprendizagem para realizarem estágios em contexto real de trabalho em empresas europeias.

Com a duração de um mês, os estágios acontecem em Rezeszow ( Polónia) de 3 de Abril a 4 de maio – 15 formandos oriundos do CINEL Lisboa – e em Bitonto (Itália) de 10 de Abril a 11 de Maio – 14 formandos oriundos do CINEL Porto.

Ao promover este programa o CINEL tem como objectivo “proporcionar aos participantes a troca de experiências, o contacto com outras culturas vivenciando novos contextos de formação/trabalho, promover os valores da cidadania europeia e desenvolver as competências sociais, linguísticas e empreendedoras”.

Por esta razão, nos programas destas mobilidades estão incluídas 20 horas de formação estruturada como preparação para os estágios em empresas da zona e na área de electrónica e automação, visitas de estudo a empresas desta área e visitas culturais e históricas como por exemplo uma visita a Auschwitz (Polónia) e a Alberobello (Ba), Puglia (Itália).

Formação de formadores

A candidatura referente à vertente Formação de Adultos, é dirigida a sete formadores com o objectivo de realizar formação em áreas tecnológicas em standards internacionais (microssoldadura – IPC; Domótica – KNXe Hawei) que permitem ao CINEL a obtenção de competências técnicas e certificações internacionais fundamentais para a sua modernização e disseminação de novas tecnologias junto de formandos e trabalhadores de empresas. Os países de destino previstos para a realização destes fluxos são Inglaterra, Espanha e Polónia.

O primeiro fluxo realizou-se em Outubro do ano passado em Inglaterra e os restantes, realizar-se-ão no primeiro semestre de 2016.

Com início em 1985, o CINEL é uma instituição de formação criada por protocolo entre o IEFP,IP e a Associação das Empresas do Sector Eléctrico e Electrónico (ANIMEE) que forma e certifica profissionais nos domínios da electrónica, energia, telecomunicações e tecnologias da informação. É também entidade parceira da European Project Development (EPD), da Euroyouth e da Casa de Educação.

Com uma média anual de cerca de dois mil formandos, o Centro possui 22 laboratórios e está certificado pela APCER, pela ANACOM, pela Microsoft Academic Training Provider, pela CISCO e em Domótica em Tecnologia KNX (EIB) e em Microssoldadura SMD e BGA.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.