Especialistas da fileira do azeite, organizações nacionais e representantes de instituições internacionais do Brasil, Espanha, França, Grécia, Itália, entre outros, debateram hoje, 7 de Junho, o sector do azeite no World Olive Oil Summit, iniciativa que engloba o Congresso Nacional de Azeite e o Simpósio de Olivicultura e que decorre até amanhã na 55ª Feira Nacional de Agricultura, certame que se realiza no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo dia 10 de Junho e que hoje contou com milhares de visitantes.
O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, manifestou sua satisfação pela realização do World Olive Oil Summit e afirmou que a olivicultura é um caso de sucesso na agricultura portuguesa. “O desenvolvimento na área do olival e azeite deve-se ao dinamismo, à inovação, à capacidade de ultrapassar obstáculos e à resiliência dos agricultores portugueses”, acrescentou.
Portugal, dos principais exportadores de azeite
José Gouveia, Embaixador do World Olive Oil Summit, referiu que a organização do evento tem como objectivo “divulgar e chamar a atenção para a importância do sector oleícola”, já que Portugal é um dos principais exportadores.
De acordo com este responsável, apesar da produção ter crescido exponencialmente, é necessário apostar na educação dos mais novos, no Ensino Superior e nas Escolas de Hotelaria onde ainda se usa pouco o azeite.
O presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, realçou o papel do sector agro-alimentar, uma área de “grande inovação tecnológica que tem um papel fundamental na economia e na saúde alimentar”, acrescentando que a “produção de azeite quadruplicou nos últimos 10 anos.”
No entanto, no âmbito da sua intervenção, Eduardo Oliveira e Sousa alertou para o anunciado decréscimo de orçamento da PAC, que será “negativo para os consumidores e para os cidadãos”.
Comércio Mundial de Azeite
No Congresso Nacional de Azeite, ao longo do dia abordaram-se as “Perspectivas do Comércio Mundial de Azeite”, as “Diferentes Abordagens ao Mercado” e os “Padrões de Consumo em Gastronomia e Turismo”, enquanto no Simpósio de Olivicultura estiveram presentes questões mais técnicas como a “Protecção da Oliveira” e as “Técnicas Culturais”.
Organizado pela CAP e com participação de associações nacionais e representações internacionais, realizou-se ainda na Feira o colóquio relacionado com Organismos Geneticamente Modificados. O objectivo desta conferência internacional foi dar a conhecer os avanços da biotecnologia e a sua aplicação na agricultura do futuro contando com as perspectivas de oradores nacionais e internacionais peritos na matéria.
Manual de Agricultura Sustentável
Durante o dia, a Jerónimo Martins apresentou o Manual de Agricultura Sustentável e deu a conhecer o trabalho conjunto que tem realizado neste âmbito com os seus fornecedores de frutas e legumes.
“Sustentabilidade e Valor Acrescentado” foi o mote para a realização de um seminário por iniciativa da Agrogarante e que teve a participação de várias empresas analisando temas como “Garantias e Instrumentos Financeiros para o Sector Primário” e “Tendências do Sector na Região”.
Por outro lado, com o objectivo de dar a conhecer a raça e alertar para as suas características decorreu o Workshop “O Cavalo do Sorraia – uma raça a promover e divulgar” no qual se abordou a “Caracterização da Raça Sorraia: Aspectos demográficos e genéticos”, a “Utilização de técnicas moleculares na conservação do Cavalo Sorraia” ou “A funcionalidade do Cavalo Sorraia”.
Presidente do PSD na Feira Nacional de Agricultura
O presidente do PSD, Rui Rio, esteve hoje na Feira Nacional de Agricultura e aproveitou a visita para contactar com vários expositores durante o período em que esteve no certame. Ao final da tarde, o líder dos sociais-democratas afirmou que “a Feira Nacional de Agricultura é a prova da qualidade e quantidade produção nacional e do desempenho da agricultura portuguesa.”
Quanto às negociações relativas à Politica Agrícola Comum referiu que os cortes previstos vão obrigar a uma “maior intervenção dos orçamentos nacionais”, mas Portugal terá que tentar “melhorar a situação no pilar referente ao desenvolvimento da agricultura”.
Apesar do orçamento comunitário ter baixado, em especial devido à saída do Reino Unido da UE “continuaremos a reclamar junto da União Europeia para que Portugal consiga uma solução mais favorável. Temos de reforçar a posição portuguesa com o intuito de corrigir significativamente estas propostas”, acrescentou.
Dia do Município de Santarém
Mas, a Feira é um mundo de actividades. Hoje foi o Dia de Santarém na 55ª Feira Nacional de Agricultura. A autarquia ofereceu convites a todos os que residem ou trabalham no concelho de Santarém e ao longo do dia registou-se uma assinalável moldura humana. Recorde-se que as pessoas com um Barrete de Campino (Genuíno) ou registadas na APP do Município também puderam entrar na FNA 18 sem pagar entrada.
Paralelamente, a Câmara Municipal de Santarém, apresentou ao público a “Carta Gastronómica do Ribatejo” e o projecto “In.Santarém”, iniciativa que aposta na valorização e reforço dos recursos culturais da cidade e na sua viabilização económica com o objectivo de “viver” o Centro Histórico da cidade.
Os HMB finalizaram a noite com uma actuação no Palco do Grande Ringue.
Agricultura e Mar Actual