O financiamento da operação Floresta Segura 2016 já está assegurado. Acaba de ser assinado o despacho conjunto do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, ministro das Finanças e ministra da Administração Interna que dota aquela acção de prevenção com verbas no valor de 3,6 milhões de euros, sendo 2 milhões provenientes do Fundo Florestal Permanente, da rubrica especificamente destinada ao eixo de intervenção “defesa da floresta contra incêndios”.
“Estas verbas destinam-se a financiar a contratação de vigilantes florestais que asseguram a guarnição da Rede Nacional de Postos de Vigia”, diz uma nota do Ministério da Agricultura.
Esta operação envolve um total de 924 elementos contratados no âmbito Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais da GNR – Guarda Nacional Republicana. A contratação pela GNR do pessoal para a guarnição das torres de vigia foi efectuada através de contratos de trabalho a termo, com início a 14 de Maio e fim a 11 de Outubro de 2016, após autorização prévia de abertura de procedimento concursal.
Agricultura e Mar Actual