A FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares reforça a sua representatividade no sector das bebidas com a integração da Acibev – Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal como novo associado.
A Acibev representa o sector da produção, distribuição e comércio de vinhos e bebidas espirituosas bem como vinagres e destilação de produtos vínicos. Esta associação nacional conta com 88 associados, entre os quais empresas exportadoras nacionais e líderes nas diversas regiões, que representam mais de 600 milhões em volume de negócios.
“A adesão da Acibev à FIPA vem valorizar a importância estratégica da união da indústria agroalimentar no contexto nacional e da sua projecção internacional. O trabalho entre sectores é fundamental, sobretudo, numa altura em que nos encontramos perante enormes desafios, deixados pela pandemia, mas também no contexto da definição do futuro dos sistemas alimentares e temas relacionados como a modernização e a competitividade, a fiscalidade e a sustentabilidade”, sublinha Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA.
Já o presidente da direcção da Acibev, Jorge Monteiro, destaca que “embora a actividade vitivinícola tenha um conjunto de regras específicas, distintas dos restantes produtos agroalimentares, a crescente pressão de natureza transversal, seja na componente ambiental, seja sobre os modos de produção, sobre a qualidade alimentar e o impacto na saúde e bem estar, justificam bem esta adesão, a qual não deixa também de ser um contributo para o reforço de toda a fileira alimentar, cuja importância é cada vez maior e cujas vozes devem e têm de ser ouvidas pelos decisores políticos, nacionais ou comunitários”.
Agricultura e Mar Actual