Início / Agricultura / FIPA conclui: indústria agro-alimentar preparada para os desafios da década

FIPA conclui: indústria agro-alimentar preparada para os desafios da década

“É preciso perceber que uma fileira agro-alimentar forte irá acelerar o crescimento da economia nacional”, afirma Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA — Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares.

As declarações surgem depois de responsáveis de confederações, Governo, representantes de organismos públicos e privados estiveram reunidos esta terça-feira, 6 de Março, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, para debater o futuro da indústria agro-alimentar.

Durante mais uma Conferência para a Competitividade, este ano subordinada ao tema “A indústria agro-alimentar e os desafios para a década”, os vários responsáveis elencaram os principais desafios da Indústria que reflectem o impacto das novas tendências na alimentação, admitindo, assim, que o sector agro-alimentar deve continuar a responder aos desafios da promoção de hábitos mais saudáveis.

Olhar para o futuro

“Temos olhado sempre para o futuro, não só das empresas, mas também das próximas gerações”, assegura o presidente da FIPA.

Na abertura da sessão, foi transmitida uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que destacou a importância do sector agro-alimentar para o equilíbrio da balança comercial do País: “quanto mais produzirmos, menos bens teremos de importar”.

De acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, Portugal precisa de ser cada vez mais competitivo e “a aposta na qualidade, na inovação e na fiabilidade é absolutamente vital para a Confiança – o activo mais importante que liga quem produz e vende a quem consome”.

Consumidores em destaque

Os consumidores estiveram em destaque no discurso de encerramento feito pelo secretário de Estado Adjunto e do Comércio. Paulo Alexandre Ferreira lembrou que estão cada vez mais “preocupados com a qualidade de vida, com aquilo que comem e com a sustentabilidade daquilo que comem”.

O governante destacou ainda o investimento feito, ao longo dos últimos anos, no sector agro-alimentar, essencial para promover a inovação do mesmo.

A FIPA é a voz institucional do sector agro-alimentar. Tem assumido a responsabilidade da promoção, da inovação e da competitividade do sector e participado activamente nos centros de decisão nacionais e comunitários.

Constituída em 1987, é uma organização com a missão de representar e defender os interesses da indústria portuguesa agro-alimentar e afirmar o seu potencial. Fazem parte da FIPA 15 associações, 14 das maiores empresas do sector, que integram o conselho consultivo, e seis parceiros como sócios aderentes.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.