Início / Agenda / Estrutura de Missão promove seminário sobre incêndios florestais

Estrutura de Missão promove seminário sobre incêndios florestais

A protecção das comunidades em cenário de incêndio rural é o tema do seminário promovido pela Estrutura de Missão para a instalação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIF), no dia 8 de Março na Gulbenkian, em Lisboa.

Vários especialistas nacionais e internacionais vão abordar o impacto das alterações climáticas no crescente risco de incêndio para as populações, florestas e territórios rurais e deixam propostas de adaptação.

A partilha de conhecimento especializado e das melhores práticas nacionais e internacionais a vários níveis, junto de autarquias, decisores e operacionais é um dos objectivos da Estrutura de Missão para a Instalação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, constituída em Outubro de 2017.

Realça uma nota de imprensa da Estrutura que pela mão de Kelvin Hirsch, perito com mais de 35 anos em alterações climáticas e incêndios florestais, é apresentado o sistema de prevenção e combate aos incêndios no Canadá em resposta às alterações climáticas.

FireSmart Communities

O programa FireSmart Communities merece destaque como exemplo de sensibilização das comunidades rurais face à ameaça de risco de incêndio. Filipe Duarte Santos aborda o impacto das alterações climáticas na floresta e nas comunidades, José Miguel Cardoso Pereira apresenta a proposta de mosaico florestal modificado para a aldeia de Alvares no concelho de Gois (incêndio de 2017) e José Manuel Lima Santos discute a sustentabilidade dos modelos de gestão florestal e as políticas públicas.

A sessão contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa, que fará o encerramento.

Da ameaça à convivência: a protecção das comunidades em cenário de incêndio rural conta com o apoio da Embaixada do Canadá, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Lisboa.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CITAB promove webinar gratuito sobre mel monofloral na prevenção e tratamento da Covid-19

Partilhar              O CITAB — Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas promove um webinar sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.