A companhia de seguros Fidelidade tem acompanhado a evolução e o impacto dos incêndios florestais em Portugal. E para isso reforçou a monitorização do risco dos seus clientes que vivem nas regiões devastadas, tendo montado um processo de monitorização constante com a ajuda de avançados algoritmos de Inteligência Artificial, que cruzam informação em tempo real dos incêndios e a sua evolução territorial, com a base de dados dos seus clientes.
Independentemente do impacto negativo destas ocorrências, a seguradora estabelece um “acompanhamento próximo e permanente, com particular reforço nestes momentos”, refere uma nota de imprensa da companhia.
Até dia 21 de Julho, a Fidelidade recebeu apenas 36 ocorrências devido a danos materiais maioritariamente em habitação e comércio e indústria provocados pelos incêndios deste mês. A primeira intervenção da Fidelidade aconteceu maioritariamente nas primeiras 2 horas e, em situações pontuais, nas primeiras 24 horas após a comunicação da ocorrência.
A seguradora, avança a mesma nota, “está comprometida em concluir de forma célere os processos de sinistros no prazo máximo de 30 dias úteis após a sua participação, como tem sempre acontecido em outras situações de emergência e de catástrofes naturais, como os incêndios de 2017 ou a tempestade Leslie. 100% dos processos de peritagem foram já iniciados”.
Pretendendo assegurar no imediato todo o apoio aos seus clientes perante estes fenómenos, a Fidelidade “mobiliza equipas e recursos, operacionalizando no terreno uma intervenção de apoio aos seus clientes e de quantificação e avaliação dos prejuízos sofridos com a maior rapidez e proximidade possível, agilizando, assim, o pagamento de indeminizações”.
De acordo com a dimensão das situações de emergência e de catástrofes naturais, e tal como sempre acontece em catástrofes desta dimensão, a seguradora garante que “está sempre preparada para, de forma urgente, disponibilizar no terreno serviços extraordinários de apoio, como por exemplo, a Unidade Operacional Móvel de Peritagem, equipada com todos os meios tecnológicos, ou a Linha Telefónica Exclusiva de Apoio que centraliza todos os pedidos relacionados a situação de emergência ocorrida e agiliza a regularização dos processos reportados”.
Agricultura e Mar