A FICOR – Feira Internacional da Cortiça regressa a Coruche de 26 a 29 de Maio de 2022, ao pleno formato presencial de conferências e debates. O primeiro dia do certame, organizado pela Câmara Municipal de Coruche, arranca com a reunião anual do “Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça” que conta com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino.
A arrancar com um Dia da Fileira da Cortiça, segue-se, às 11 horas, a assembleia geral da ReteCork – Rede Europeia de Territórios Corticeiros, e às 15 horas será apresentado o Plano de Salvaguarda da Tiragem da Cortiça do concelho de Coruche e do passaporte e brochura promocional do território — “Montado de Sobro e Cortiça – Um Território a descobrir”.
Mas, a inauguração oficial da FICOR está marcada para as 18h30, no Centro de Exposições de Coruche, com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
Neste primeiro dia, a Feira conta ainda com uma visita à Plataforma de Transacção de Cortiça, organizada pela APFC – Associação de Produtores Florestais de Coruche, seguindo-se a inauguração do espaço “Wine & Cork”.
Volvidos dois anos em modelo limitado pela pandemia e após o importante reconhecimento da Tiragem da Cortiça enquanto Património Cultural Imaterial de Portugal, a Feira Internacional da Cortiça “regressa mais forte, de 26 a 29 de Maio de 2022, ao pleno formato presencial de conferências e debates, desfiles de moda, concertos, espectáculos de stand-up comedy, provas de vinho e espaços especialmente dedicados à gastronomia”, refere fonte institucional da autarquia.
Além do desfile de moda Coruche Fashion Cork, este ano apresentado por Isabel Angelino, no qual serão dados a conhecer os projectos e as ideias candidatas à V edição do Concurso de Ideias e Criatividade, a FICOR e o Município prometem ainda momentos de evasão e desportivos como a Corrida das Pontes e da Família ou o I Concurso Morfofuncional do Cavalo Luso-Árabe, não esquecendo uma “grandiosa corrida de toiros, lidada mano a mano por Rui Fernandes e João Ribeiro Telles”.
Conheça todo o programa da FICOR – Feira Internacional da Cortiça aqui.
Agricultura e Mar