Início / Agricultura / Nabeiro: café tem potencialidade nos Açores. Governo Regional vai ouvir agricultores

Nabeiro: café tem potencialidade nos Açores. Governo Regional vai ouvir agricultores

O grupo Nabeiro – Delta Cafés entregou um estudo desenvolvido pela International Coffee Partners nos últimos dois anos ao Governo Regional dos Açores, que mostra o “potencial” daquela região para a produção de café. O secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, diz que o Executivo açoriano “vai agora analisar o documento e ouvir as associações do sector”.

O estudo revela “as melhores origens, os melhores solos, a melhor forma de produção” de café na região açoriana. E o grupo Nabeiro já fez saber que pretende “apoiar” os agricultores interessados em produzir café, no sentido de se poderem estabelecer, criar o seu negócio, estando o grupo disponível também para colaborar na criação de estruturas para aumentar a produção.

“O café enquadra-se na área da diversificação agrícola. Está a decorrer um curso na Graciosa sobre produção de café, pelo que faz parte do nosso plano de formação. O próximo passo será analisar o estudo e ouvir a Federação Agrícola dos Açores e as duas associações representativas deste sector”, sublinha o secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

António Ventura acrescenta ainda que será desenvolvida uma estratégia de modo a que esta cultura “possa também estar na base da diversificação económica e seja mais uma oferta de excelência alimentar dos Açores”.

“Os Açores produzem, embora de forma muito reduzida café em São Jorge e na Terceira”, acrescentou o secretário Regional, que valorizou o trabalho desenvolvido pelo grupo Nabeiro – Delta Cafés.

Delta cafés nos Açores

Refira-se que o Grupo Nabeiro está já presente activamente nos Açores. São 500 as famílias produtoras de café em todas as ilhas do arquipélago dos Açores que contam com o apoio e expertise da empresa e Campo Maior em todas as etapas da produção do café, desde a preparação à comercialização do café dos Açores.

O apoio ao “café 100% Português e o único produzido na Europa”, foi firmado no âmbito do protocolo estabelecido entre a Delta Cafés e a APAC – Associação dos Produtores Açorianos de Café, em 2018.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.