A Bicentenária Feira de Maio de Azambuja, a mais castiça das Festas Ribatejanas, está de regresso e, uma vez mais em formato online, ainda devido à pandemia Covid-19 que continua a condicionar fortemente a realização de grandes eventos.
Assim, entre os dias 27 e 31 de Maio de 2021, diariamente a partir das 18 horas, o Município de Azambuja apresenta cinco dias recheados de conteúdos digitais dedicados à festa brava e a experiências habitualmente vividas em modo presencial, onde não vão faltar as actividades equestres e taurinas, mas também diversos momentos de conversa e debate, programas sobre os vinhos e a gastronomia local e muita animação.
Esta edição 2021 da feira será divulgada em dois canais, no site da Feira (aqui) e na página de Facebook Feira de Maio de Azambuja.
Colóquios sobre o toiro bravo
“Teremos visitas virtuais a algumas tertúlias, interessantes colóquios sobre o toiro bravo e as figuras e profissões ligadas à festa, bem como os bastidores da feira, as tradições locais e os avieiros do Tejo. Haverá, também, muitas imagens para recordar largadas de toiros de edições anteriores”, garante a Câmara Municipal de Azambuja.
Na animação, irão desfilar no Palco das Tradições os ranchos folclóricos e as bandas filarmónicas do concelho, fadistas amadores e danças sevilhanas. Serão, ainda, recriados momentos de festa nalguns dos bairros mais castiços de Azambuja, procurando reviver, da forma possível, o verdadeiro espírito da Feira de Maio.
Exposição “Taurus Murus”
Recorde-se que, ao longo do mês de Maio, o espaço público de Azambuja tem recebido um pouco dessa atmosfera de vila taurina e da sua feira com a exposição “Taurus Murus” e com o desafio #MAIOÀJANELA. A exposição apresenta telas de grande formato, em fachadas de edifícios, com diversas fotografias ligadas ao universo da tauromaquia, enquanto que o desafio ‘Maio à janela’ consiste no convite à população para a decoração de janelas, varandas e montras, com adereços ribatejanos, de forma a engalanar a vila de Azambuja.
Consulte aqui o programa da Feira de Maio de Azambuja 2021.
Agricultura e Mar Actual